quinta-feira, 24 de junho de 2010

Praia das Rocas

Descobri a Praia das Rocas por acaso, numa pesquisa pela net, e fiquei de imediato encantada por aquele local pois as fotos eram absolutamente extraordinárias! Na altura pensei: “Como é que eu não conhecia este sitio?”. Mas ainda hoje, ao falar com amigos, me apercebo que há muita gente que desconhece a existência da Praia Fluvial das Rocas, o que é uma pena, pois é uma excelente atracção turística para passar um belo dia nas férias de Verão. Confesso que a localização não é um ponto forte pois fica numa “terriola” chamada Castanheira de Pera, pertencente ao distrito de Leiria. E como para além da Praia das Rocas, não havia muito mais a visitar em Castanheira de Pera, resolvemos ir e vir no mesmo dia, o que se revelou um pouco penoso, pois a viagem ainda é longa e o cansaço no fim do dia já era bastante… Para vos ajudar a perceber de que se trata a Praia Fluvial das Rocas passo a transcrever a descrição existente no site oficial: “é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera. Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem. As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto. Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água. Desde 2005, ano em que a Praia das Rocas abriu as suas portas ao público, registaram-se cerca de 400 mil entradas.”
Pois é! Parece impossível que esta maravilha exista desde 2005 e só no ano passado eu tenha tido conhecimento da sua existência…
A grande atracção desta Praia Fluvial são as ondas artificiais :) se não me falha a memória, as ondas eram accionadas de hora a hora e era emitido um som, do tipo alarme, para avisar os banhistas que as ondas iam começar. Era nesta altura que toda a gente se amontoava na piscina das ondas e ficava a aguardar para poder desfrutar das tão desejadas ondas!
Mas para além das ondas, a Praia Fluvial das Rocas torna-se única pelas infra-estruturas que oferece: piscinas fantásticas, água limpinha e quentinha (como eu gosto!), espreguiçadeiras, espaço para estendermos a toalha, gaivotas, bungalows, restaurante, etc. O único senão que, na minha opinião não se justifica, são as estritas regras no que respeita ao comer dentro do complexo. Passo a explicar: nós levamos almoço e lanche de casa mas metade teve de voltar para trás porque eles não permitem coisas como o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de facas e, vejam só, que se tire comida da tuperware… Sim… as tuperwares têm de estar “escondidas”!! Acham isto normal??!! Eu não…
Mas pronto… Fora isso, foi um dia muito bem passado onde me fartei de nadar, apanhar sol e muitas ondas ;)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Portimão

Pois é… Já cheira a Verão e faz relembrar as férias de anos passados como o Verão de 2008, em que rumamos a sul, para uma merecidas férias em Portimão.
Eu já tinha passado férias em Portimão, em 2001, com os meus pais, e por isso queria conhecer outra parte do Algarve. Depois de muita pesquisa pelas Pousadas de Juventude existentes no Algarve, chegamos à conclusão que a de Portimão era a melhor pelo facto de ter piscina. E assim foi… Lá fui eu outra vez para Portimão…
Durante os dias que lá estivemos percorremos a famosa Praia da Rocha, a Praia do Vau e a Praia de Alvor mas o nosso sítio eleito foi um recanto da Praia da Rocha onde havia pouca gente e por conseguinte muito menos confusão que na zona central da praia. Apesar de adorar as praias do Algarve, devo confessar que, confirmando o que se tem dito, a água do mar está muito mais fria do que há uns anos atrás. Mas o que interessa é que o sol do Algarve continua o mesmo :D





À noite íamos sempre até ao centro de Portimão ou à marina, onde a animação nocturna era uma constante.
E à semelhança do que aconteceu quando estive em Portimão com os meus pais, fomos passar um dia ao parque aquático Slide & Splash. Apesar de não pararmos 10 minutos na toalha, conseguimos apanhar um escaldão no couro cabeludo e nos ombros enquanto esperávamos nas filas para as atracções do parque! Mas a espera valia a pena pela adrenalina que sentíamos ao andar nos escorregas, túneis, pistas brandas, kamikaze e no meu preferido: o Black Hole!

 
footer