terça-feira, 22 de março de 2011

Douro - Régua & Lamego

O Peso da Régua (conhecido frequentemente pela forma sincopada de Régua) é uma cidade pertencente ao distrito de Vila Real, limitada a norte pelos municípios de Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo Rio Douro, a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.


Rodeada de montes verdes repletos de vinha enfileirada, a Régua é, na história do Douro Vinhateiro, uma das mais importantes cidades ribeirinhas.
É o centro da região demarcada do Douro, localizando-se entre o Porto e o Pocinho.
É também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha.


A Régua é um dos destinos preferidos dos turistas do Rio Douro. A modalidade mais procurada é a subida ao rio, de barco desde o Porto até à Régua, e a descida de comboio.
Como nós andávamos a visitar a Régua, decidimos fazer um mini cruzeiro que foi desde a Régua até ao Vale Abraão. Adquirimos os bilhetes na empresa Douro Verde (http://www.douroverde.com/index.htm) que custaram 10€ por pessoa, para uma viagem de quase uma hora.


Na Régua existe uma das mais importantes barragens do Rio Douro.
A barragem de Bagaúste possui uma altura de 41 metros acima da fundação e um comprimento de 350 metros.
A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 180 MW.


Depois desta visita, ainda tivemos tempo de ir até ao santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.


O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é uma das grandes marcas da cidade, dominando a cidade do alto de um monte vizinho. A ligação a Lamego faz-se através de nove lanços de escadas, intercalados por patamares, num total de 686 degraus que arrancam do centro da cidade.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Douro - Pinhão

A vila de Pinhão, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, é considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
É uma das mais belas localidades desta zona vinhateira, encontrando-se na confluência dos rios Pinhão e Douro.

Esta vila goza de uma localização privilegiada na margem direita do Rio Douro, sendo um dos pontos de paragem obrigatórios, nos cruzeiros, de longo curso, no rio Douro.


O Pinhão é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho.


A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, autênticos postais de Portugal, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas.


Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Douro - Pocinho

Sendo eu uma tripeira de gema, considero uma injustiça o Douro não ter sido considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Este rio nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento sendo o segundo rio mais extenso da Península Ibérica.

O Alto Douro Vinhateiro engloba 25 mil hectares, o que representa dez por cento da Região Demarcada do Douro, que desde há cerca de 250 anos produz aquele que é considerado um dos melhores vinhos do mundo: o Vinho do Porto. A região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade é dominada pela geometria dos vinhedos e socalcos recortados nas encostas.


Apesar de nunca ter feito a subida ao Douro de barco, já percorremos, de carro, alguns dos principais pontos deste rio.
O Pocinho é uma aldeia sita no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.
A sua estação ferroviária é actualmente o terminal da Linha do Douro.

Perto da aldeia fica a barragem do Pocinho, no rio Douro, que actualmente é propriedade da EDP e serve de aproveitamento hidroeléctrico.


 
footer