quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Barcelona: Parte III - Do Port Vell ao Port Olímpic

Apesar de estar planeado, para a tarde do 1º dia, continuar o passeio pela zona do Bairro Gótico, aconteceu-nos um percalço. Esquecemo-nos das baterias da máquina fotográfica no hotel e então tivemos de voltar para trás. Uma vez que já estávamos no fundo das Ramblas, perto da Plaza de Colón, optamos por fazer o trajecto definido para a tarde do 3º dia: a zona da marina, desde o Porto Vell ao Porto Olímpico.




Mesmo em frente ao Mirador de Colón, na direcção do mar, destacam-se a Torre de Jaume I e o World Trade Center.


Seguindo pela Rambla del Mar, podemos apreciar os inúmeros barcos que se encontram no Port Vell.



Chegando ao fim da Rambla del Mar, encontramos o centro comercial MareMagnum.


Nesta zona também se encontra o L’ Aquarium.


Continuando o nosso passeio, sempre a pé, em direcção à praia Barceloneta, encontramos a incrível escultura ”El Cap de Barcelona”.


E também, o não menos fantástico Edificio do Gás Natural.


Chegados à zona de Barceloneta, podemos descansar no pequeno Parc de la Barceloneta e ao mesmo tempo contemplar a Torre de Les Aigues.

E finalmente chegamos à praia! Com o calor que se fazia sentir e depois da longa caminhada, tínhamos sabido mesmo bem uns mergulhos no mar…



Seguindo em direcção ao Port Olímpic, passamos pelo Gran Casino de Barcelona, pelas torres de “oficinas” e pela interessante escultura de um peixe.




Como tínhamos de fazer o caminho contrário, decidimos ir por dentro da cidade e aproveitamos para visitar o Parc de la Ciutadella onde se situa o Parlament de Catalunya, o Zoo de Barcelona, o Mamuth de tamanho original, a cascata, o Hivernacle e o Umbracle.









Já bastante cansados da caminhada, lá tivemos de arranjar forças para regressar ao hotel. O regresso foi sempre pelo Passeig de Colom onde encontramos edifícios lindíssimos.





Como nesse dia nos tínhamos levantado cedo, e fartamo-nos de andar a pé, decidimos comprar umas sandes e comer no quarto do hotel. Apesar de o cansaço ser muito, não conseguimos resistir e, depois de jantar, fomos até à La Rambla apreciar o ambiente nocturno que é tão ou mais movimentado como de dia!





terça-feira, 11 de outubro de 2011

Barcelona: Parte II - Bairro Gótico

Como tinha referido antes, o voo para Barcelona partiu bem cedo do Porto e à horinha marcada. Passado pouco de 1 hora de voo começamos a avistar Barcelona onde a Torre Agbar, a Sagrada Família e as Torres do Porto Olímpico se destacavam entre o aglomerado de edifícios que víamos.





Depois de aterrarmos, e já com a lição bem estudada, saímos do aeroporto em direcção à paragem do Aerobus, que nos levaria até à Plaça de Catalunya, uma vez que o aeroporto fica um pouco deslocado do centro da cidade. Aproveitamos e compramos logo o bilhete de ida e volta, que fica mais económico e tem um prazo de 9 dias para o regresso, o que na nossa situação chegou perfeitamente.
O Aerobus que nos transportou foi o A2, pois a Ryanair aterra no Terminal 2 do aeroporto. Para aqueles que aterram no Terminal 1, o Aerobus disponível é o A1.

Da Plaça de Catalunya, apanhamos o metro para deixarmos as malas no hotel e começarmos a explorar a cidade catalã. Poderíamos ter feito este trajecto a pé mas como tínhamos as malas “às costas”, optamos por ir de metro apesar de só serem 2 paragens de distância, pois o hotel ficava mesmo no início das Ramblas.
Conforme planeado para o 1º dia, começamos a percorrer a mais famosa das Ramblas – “La Rambla”.
E mesmo depois de tudo o que vimos e lemos sobre as Ramblas, é impossível não ficarmos admirados com a quantidade de pessoas que por ali vagueiam assim como os diferentes homens-estátua que vamos descobrindo.







Caminhando pelo Bairro Gótico, a nossa primeira paragem foi na Plaça Reial onde existem várias esplanadas para relaxar.

Seguindo em direcção à Catedral de Barcelona, descobrimos mais uma praça: a Plaça de Sant Jaume, onde se destaca o Palau de la Generalitat.


Outra atracção de destaque do Bairro Gótico é o Carrer del Bisbe, que liga o Palau de la Generalitat à Cases dels Canonges.


Finalmente chegamos à Catedral de Barcelona e ficamos deslumbrados com a sua arquitectura, quer da fachada quer do interior e do pátio, mesmo estando em obras.







Saindo pela lateral da Catedral, demos de caras com a Plaça del Rei.


E como a fome já apertava, fomos almoçar para depois visitarmos o mercado La Boqueria.
Este mercado é sem dúvida fora do normal. Apesar de vender de tudo um pouco, como um mercado tradicional, a forma como apresenta os produtos é tão original e cuidada que o torna especial. Neste dia experimentamos a salada e os batidos de fruta que aí vendem, e gostamos tanto, que voltamos nos outros dias para repetir a experiência :)
















 
footer