sábado, 22 de setembro de 2012

Gerês - Parte I

Nestas férias de Verão, devido a vários motivos, não fomos para nenhum lugar em especial. Mas em Julho, decidimos tirar uns dias e comemorar o nosso aniversário de namoro / casamento num lugar especial.
O destino escolhido foi o Gerês por ser relativamente perto e porque ainda muito pouco conhecíamos deste sítio tão fascinante.
Depois de definidos os trajectos para os 3 dias, iniciamos a nossa road trip romântica :)
A primeira paragem foi em Vilarinho das Furnas, uma antiga aldeia, submersa desde 1971 pela barragem de Vilarinho das Furnas.
 


 
Quando desce o nível das águas é possível ver-se ainda as casas, os caminhos e os muros da antiga aldeia mas, não tivemos essa sorte pois a barragem estava cheiinha!




 
Já estava na hora do almoço e por isso seguimos para o restaurante “O Abocanhado”. Localizado na aldeia de Brufe, este restaurante é classificado de interesse para o turismo.
 
 
E quando lá chegamos percebemos porquê… O restaurante fica num terreno que se desenvolve em socalcos sobre o vale do rio Homem e nos oferece uma paisagem maravilhosa.
 
 
Para além da paisagem, também o serviço e as instalações são de alta qualidade.



 
E a comida divinal… Escolhemos costeleta de carne barrosã e o tibornada de bacalhau… Delicioso!



 
Depois deste manjar, seguimos viagem tendo como destino a fronteira de Portela do Homem. Para lá chegar existem duas opções, ou pela Mata da Albergaria ou pela estrada normal. Em ambas as opções é necessário pagar uma taxa de acesso no valor de 1,50€ por ser uma zona de reserva natural.
Optamos por atravessar a mata de albergaria mas sinceramente não achei nada de especial e os caminhos não são nada generosos para quem leva a viatura própria…



 
Neste trajecto podemos encontrar vários ribeiros, marcos milenares e muita vegetação.





 


 
 
Depois desta viagem atribulada fomos conhecer a Cascata de Portela do Homem (lindaaaaa!)  mas isso fica para o próximo post :)

 

sábado, 8 de setembro de 2012

Óbidos: Parte III – Jardim Buddha Eden

No Domingo, depois do check-out no hotel, seguimos para o Jardim Buddha Eden.
Como já referi, o principal motivo da escolha de Óbidos para este fim de semana, foi visitarmos este jardim, que é ainda tão desconhecido em Portugal. Aliás, eu só tive conhecimento da sua existência através de fotos no Facebook de uma amiga, que o tinha visitado! Incrível, não é? E ainda é mais inacreditável depois de o conhecer… Como é possível um lugar tão lindo ser tão pouco divulgado em Portugal?
 
 
Este Jardim fica no Bombarral, na freguesia do Carvalhal, a cerca de 12 km de Óbidos. O caminho para lá chegar não é óbvio pois fica fora do centro da cidade, na Quinta dos Loridos, uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes.
 



 
Idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, este espaço surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.




 
Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas, com destaque para o Buddha deitado de 15 metros de comprimento.
 











 
O Jardim Buddha Eden, é o maior jardim oriental da Europa com uma área de 35 hectares, lago artificial e plano para 6 mil toneladas de estátuas. Um verdadeiro espaço de calma, tranquilidade e paz de espírito. 
 




 


 
Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.

Podemos ainda aqui observar os 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás. Infelizmente, na altura da nossa visita, a pintura destes soldados estava a ser restaurada e por isso não tivemos a oportunidade de os conhecer nas suas cores originais.
 
 


 






 
 
 Aconselho vivamente toda a gente a visitar este parque... De certeza que se vão surpreender!  E reservem pelo menos meio dia para esta visita pois o parque é enorme e tem imensas coisas lindas para ver. 
 




 
 
O trajecto é longo… Quem não quiser andar a pé, pode fazer esta visita nos comboinhos turísticos.
 
 
O Jardim tem ainda restaurante, onde almoçamos no final da visita.


Até Outubro de 2011, a entrada no jardim era gratuita mas desde aí, a entrada passou a ser de 2,50€, sendo que oferecem uma garrafa de vinho Bacalhoa, produzido na Quinta dos Loridos.

E assim terminou, da melhor forma, o nosso fim de semana em Óbidos!
 
footer