domingo, 28 de outubro de 2012

Gerês – Parte IV

No 3º e último dia no Gerês, fomos conhecer os seus dois principais Santuários: São Bento da Porta Aberta e Nossa Senhora da Peneda.
Começamos pelo Santuário São Bento da Porta Aberta, um local de romaria para muitos peregrinos, onde existe uma área reservada para descanso e refeições.






A viagem para o Santuário de Nossa Senhora da Peneda foi longa mas compensadora pois tivemos a oportunidade de conhecer outras maravilhas do nosso país, como a impressionante barragem de Lindoso.





E para além das espectaculares paisagens, também íamos descobrindo os animais típicos da Serra do Gerês.






Finalmente chegamos ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que parece uma réplica em miniatura do Bom Jesus de Braga. 










Daqui seguimos viagem de regresso a casa e pelo caminho fizemos um desvio para conhecer os espigueiros do Soajo, uma eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra. Alguns destes espigueiros são ainda hoje utilizados pela população.




A última paragem antes de chegar a casa foi em Ponte da Barca. 



E assim terminou esta longaaa viagem, uma verdadeira road trip! Muito cansativa mas compensadora :)
O próximo post vai ser o último sobre esta viagem e inteiramente dedicado à magnífica Pousada onde ficamos hospedados…

sábado, 20 de outubro de 2012

Gerês - Parte III

O primeiro destino do 2º dia no Gerês, era a Cascata de Tahiti. Uma cascata lindíssima, mas bem difícil de encontrar! Esta foi mesmo a cascata mais difícil de descobrir pois não existe nenhuma sinalização e, para lá chegar, é preciso ir a pé por um caminho nada fácil. Aliás, neste percurso, se nos descuidamos, pode haver consequências graves… O mais engraçado é que apesar de não haver indicação da localização da cascata, existe um alerta para esse mesmo perigo. Será para evitar que as pessoas lá vão?
 
 
Para lá chegar, tivemos de deixar o carro na ponte, sob o rio Ermida, e iniciar o trilho a pé pelo meio de rochas e vegetação.


 
Mas todo o esforço compensa quando chegamos junto à cascata… Sem dúvida a mais fascinante do Gerês!


 
Este é um local encantador, escondido no meio da natureza, onde podemos passar um bom bocado e, para os menos friorentos, banhar-se nestas águas fresquinhas :)

 
A manhã estava passada e por isso saímos da Cascata do Tahiti em direcção à Ermida, para almoçarmos. Aí encontramos um belo miradouro, com umas paisagens fantásticas sob a aldeia.



 
Depois do almoço, seguirmos para os próximos destinos: a Cascata do Arado e o Miradouro da Pedra Bela, que ficam exactamente em direcções opostas.

 
Ao contrário da Cascata do Tahiti, existe sinalização para a Cascata do Arado e o seu acesso é bastante mais fácil.
 
 
Esta é uma das maiores quedas de água do Gerês e por isso atrai a prática de actividades radicais, como comprovamos quando lá chegamos.





 
Depois desta visita, retomamos o caminho para o Miradouro da Pedra Bela. Um magnifico local para apreciar, do alto, a beleza do Gerês.


 
Daqui temos umas vistas soberbas para a albufeira e barragem da Caniçada.
 


 
E depois de termos visto a albufeira da Caniçada bem de longe, descemos a serra e fomos ao seu encontro.



 
Este dia acabou na Pousada, para onde fomos aproveitar o resto da tarde na piscina e onde tivemos o nosso jantar especial de aniversário de namoro e casamento :)
 
 

 
footer