sábado, 28 de junho de 2014

Amesterdão – Parte IV

No 2º dia em Amesterdão, alugamos as famosas bicicletas. Há inúmeras lojas de aluguer de bicicletas e os preços são mais ou menos idênticos. Nós alugamos na MacBike, junto à estação de comboios, meramente por uma questão de proximidade do hotel.



Na MacBike podemos alugar as bicicletas por 3 ou 24 horas. Nós alugamos de manhã e devolvemos ao fim da tarde pelo que pagamos as 24h, cerca de 14€ por bicicleta. Isto se alugarem as bicicletas com travões de mão pois, as bicicletas tradicionais holandesas, travam-se com o pedal e são significativamente mais baratas – 9€.


Andar de bicicleta em Amesterdão é a verdadeira aventura! Depois de umas horas já dominávamos a coisa mas limitávamo-nos a fazer como os outros ciclistas :) Em quase toda a cidade há ciclovias e quando não há, andam pela estrada, pelo caminho do tram enfim, vale tudo! O mais engraçado é ver que a bicicleta tem prioridade sob os carros e mesmo sob os peões! 



E no que toca às bicicletas, há para todos os gostos… A maioria são bastante simples até porque ficam estacionadas na rua. Em qualquer canto há amontoado de bicicletas estacionadas! Mas é curioso ver como os holandeses fazem da bicicleta o seu principal meio de transporte.  Seja de fatinho e gravata, de saia, de saltos altos, com os filhos, tudo serve para andar de bicicleta.







Depois de todas as formalidades para alugar as bicicletas, lá seguimos o nosso roteiro e a primeira paragem foi em Rembrandtplein, uma das principais praças de Amesterdão, que deve o seu nome ao famoso pintor holandês Rembrandt van Rijn, que morou nas redondezas entre 1639 e 1656.


No centro da praça podemos ver a estatua de Rembrandt e figuras em 3D alusivas à sua obra de maior sucesso – The Night Watch.


Depois da Rembrandtplein, fomos até ao mercado das Flores, o Bloemenmarkt. As lojinhas são em barcos estacionados no canal e aqui vende-se todo o tipo de flores!







O próximo destino foi Leidseplein, outra importante praça de Amesterdão onde se situa o belíssimo teatro Stadsschouwburg e onde o clube de futebol Ajax, comemora com os adeptos as suas vitórias. 


domingo, 1 de junho de 2014

Amesterdão – Parte III

Deixamos a RLD e partimos em direcção à Dam Square, ou Praça Dam, a principal e a mais antiga praça de Amesterdão. Localizada no centro histórico, esta praça deve o nome ao monumento nacional que aí está localizado, o Dam, um obelisco de mármore de 22 metros de altura feito em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.


Como fomos a Amesterdão na altura de uma grande festa – o Queen´s Day – esta praça estava cheia de divertimentos alegóricos mesmo em frente ao Palácio Real.



Para além do Palácio Real, nesta praça fica também o famoso museu Madame Tussaud, o centro comercial De Bijenkorf e a  Nieuwe Kerk (igreja nova).


Seguindo em direcção ao centro comercial Magna Plaza, podemos apreciar o lado oposto do Palácio Real.



Quando chegou a noite em Amesterdão, voltamos à Praça Dam agora cheia de cores e com o mesmo ou mais movimento que durante o dia.



E terminamos este primeiro dia em Amesterdão na Red Light District onde de noite tudo ganha uma nova vida! Foi interessante passear nas ruas da RLD e apreciar o movimento e a vivência desta zona da cidade onde, apesar da legalização do haxixe e da prostituição, nos sentimos perfeitamente seguros.

 
footer