sexta-feira, 2 de abril de 2010

Leiria

Três das sete maravilhas de Portugal, estão situadas em Leiria logo esta é uma visita obrigatória!
Pela altura do Natal, no Castelo de Óbidos, realiza-se a Vila Natal onde se enfeita toda a vila de Óbidos com motivos e personagens natalícias. Esta é uma festa dirigida essencialmente a crianças mas nós também quisemos lá ir :) Decidimos então fazer esta viagem em Dezembro.
Saíamos de casa em direcção à Nazaré com o objectivo de almoçarmos por lá lá. Apesar de este local ser mais interessante de Verão, devido às suas magníficas praias, não quisemos perder a oportunidade de ficar a conhecer a Nazaré. Nitidamente uma cidade de pescadores, na Nazaré podemos ver vários monumentos relacionados com a pesca. Começamos por fazer a viagem de ascensor que nos transporta desde a praia ao “Sítio” da Nazaré. Durante a viagem, podemos avistar as casas brancas típicas daquela zona. Chegados ao destino, encontramos um miradouro fantástico que nos oferece uma vista panorâmica da vila da Nazaré. Lá no alto podemos ainda visitar a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré e conhecer as famosas nazarenas com os seus sete saiotes a venderem tremoços, azeitonas e doces típicos da zona.
Depois do almoço rumamos para o Castelo de Óbidos.

Quando lá chegamos encontramos um cenário de festa e animação com várias personagens natalícias, actividades para os mais pequenos, esculturas em chocolate… O verdadeiro paraíso para as crianças! Ao percorrermos as ruas dentro da muralha, encontrámos várias casas e lojas típicas e não pudemos vir embora sem beber uma ginginha de Óbidos em copos de chocolate :)
Depois desta visita, seguimos em direcção à Pousada de Juventude de Leiria para descansar e preparar o dia seguinte!
Nesse dia tínhamos planeado visitar o Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Santuário de Fátima e ainda fazer a viagem de regresso a casa. Começamos pelo Mosteiro de Alcobaça que apesar de por fora não ser tão bonito como o Mosteiro da Batalha, por dentro é qualquer coisa… A parte que mais adorei foi ver os túmulos de Pedro e Inês e toda a envolvência com a sua história de amor!
O Mosteiro da Batalha é sem dúvida uma das maiores jóias arquitectónicas Portuguesas. A sua beleza exterior é inegável e os seus vitrais são fascinantes!
Almoçamos já perto de Fátima e fomos visitar o Santuário. Tanto eu como o Ricardo já lá tínhamos estado no passado mas juntos foi a primeira vez. Apesar de não sermos muito católicos, estar em Fátima desperta-nos uma certa paz e serenidade. Fátima é sem dúvida um ponto obrigatório para todos as pessoas de fé.
E depois desta visita, terminou o nosso passeio por Leiria.
Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro da Batalha


Santuário de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
footer