quinta-feira, 25 de março de 2010

Corunha

Depois de já termos percorrido Portugal de Norte a Sul, expandimos as nossas viagens à vizinha Espanha. Na altura, queríamos passar um fim-de-semana prolongado algures em Espanha mas não muito longe para poder fazer a viagem de carro. A decisão final recaiu para a Corunha por não ser nem muito perto nem muito longe e permitir, durante a viagem, passar por Vigo e Santiago de Compostela.
A primeira paragem foi em Vigo para o almoço. Para além de visitarmos um shopping, não vimos nada de especial nesta cidade. Seguimos então viagem directos à Corunha. Enquanto procurávamos pelo hotel só aí percebemos que o hotel estava localizado no lado oposto ao centro da Corunha, mais concretamente numa vila chamada Santa Cruz de Oleiros. De qualquer forma o hotel, chamado Porto Cobo, era muito bom e tinha umas vistas fantásticas. Da janela do nosso quarto avistávamos a Corunha e tínhamos vista directa para o mar e para uma pequena ilha onde de situa o castelo de Santa Cruz de Oleiros.

Nessa noite fomos jantar ao centro da Corunha. Depois de muito procurar um restaurante, por volta das 22h00 (21h00 portuguesas) lá encontramos um do nosso agrado. Quando lá chegamos éramos os únicos clientes e pensámos que já era bastante tarde e já toda a gente tinha jantado e ido para casa. Qual quê! Surpresa a nossa quando por volta das 22h30 o restaurante encheu! Os espanhóis comem realmente muito tarde e constatamos esse facto nos dias seguintes…

Antes de cada viagem, fazemos sempre um roteiro dos sítios que queremos viajar mas neste caso, as atracções turísticas não eram muitas a não ser a Torre de Hércules e depois, no regresso a casa, a Catedral de Santiago de Compostela. E assim foi, no dia seguinte fomos conhecer a Torre de Hércules que se localiza mesmo no extremo da península e é o único farol romano que existe no mundo e que continua a cumprir a sua função. Azar dos azares estava rodeada de andaimes, para obras de reconstrução, mas mesmo assim conseguimos visitá-la por dentro e subir até ao topo. A vista lá de cima é realmente magnífica!

Depois de umas voltas pela cidade à procura de mais alguma coisa interessante, lá encontramos o Ascensor del Monte de San Pedro. Sempre que vou a algum destino que tenha ascensores, elevadores ou teleféricos, gosto de experimentar tudo! Mas este, apesar de ter uma forma bastante engraçada, não me suscitou interesse em experimentar pela curta viagem e pelos locais a que dava acesso. Nós descobrimo-lo na marginal e depois fomos de carro até ao outro local a que fazia ligação, o monte de São Pedro, que não oferece mais nada a não ser umas belas vistas sobre a cidade e o oceano.

Uma vez que já não havia mais nada de interesse para conhecer na Corunha, fomos até à vila onde se situava o hotel e visitámos o castelo que se via do nosso quarto. Apesar de ficar distante do centro da cidade, gostei muito de ficar neste hotel e conhecer esta pacata vila. Gostamos tanto que à noite decidimos jantar por um dos restaurantes da vila, o El 13, onde comemos um polvo assado divinal!

No dia seguinte, no caminho de regresso ao Porto, paramos em Santiago de Compostela para o Ricardo conhecer a Catedral (sim porque eu já lá tinha ido duas vezes). Bem tentei convencê-lo a pedir os desejos, bater com a cabeça três vezes no Santo dos Croques e depois abraçar o Santo atrás do altar, mas o Ricardo não foi nestas cantigas… Eu cumpri esta tradição na primeira vez que fui à Catedral mas sinceramente não me lembro quais os desejos que pedi e portanto também não sei se os mesmos foram cumpridos!
Antes de seguirmos novamente viagem, aproveitamos para almoçar em Santiago e pela 1ª vez durante esta estadia em Espanha não fomos os primeiros a chegar ao restaurante. Adivinhem quem é que já lá estava??… Portugueses claro!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
footer