terça-feira, 6 de abril de 2010

Coimbra

Coimbra, situada no centro de Portugal, é conhecida como a mais importante cidade universitária do nosso país.
Dedicamos dois dias para conhecer esta cidade e posso dizer que chegam perfeitamente. No primeiro dia fomos directos ao centro de Coimbra onde pudemos visitar a Sé Velha de Coimbra e passear pelo campus universitário. A visita ao interior da Faculdade de Direito é obrigatória. Aí podemos ver a famosa Torre da Universidade de Coimbra e desfrutar de uma panorâmica ímpar da Universidade e de toda a cidade.

Depois destas visitas, fomos pela cidade dentro até ao Parque da Sereia. Pelo caminho encontramos várias casas que, pela sua decoração exterior, denunciavam ser de estudantes universitários :)
Após o almoço dirigimo-nos ao Portugal dos Pequenitos. Por incrível que pareça, esta foi a minha primeira visita a este sítio e, gostei tanto que até já repeti a experiência  Por um lado, se lá tivesse ido quando era criança, não tinha percebido patavina do significado Portugal dos Pequenitos. É muito engraçado poder conhecer desta forma a história de Portugal e dos Descobrimentos Portugueses.

Torre e Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Jardim da Sereia


Portugal dos Pequenitos


Antes de o dia terminar, ainda conseguimos visitar a Quinta das Lágrimas. Depois de ter conhecido melhor a história de Pedro e Inês, aquando da nossa visita ao Mosteiro de Alcobaça, este era um local que queríamos muito conhecer. Na viagem pelo Jardim das Lágrimas, podemos encontrar vegetação de toda a espécie e origem mas a que mais se destaca é a extraordinária e gigantesca figueira-da-austrália, que se situa junto da Fonte dos Amores.Mas o local de mais interesse é mesmo a Fonte das Lágrimas onde se acredita ter sido o local onde Inês de Castro foi assassinada. As suas lágrimas deram origem à fonte e o sangue que do seu corpo saiu ainda hoje está gravado na rocha. Quem é que consegue ficar indiferente a esta história de amor???



Depois deste dia preenchidíssimo, fomos para a Pousada de Juventude de Coimbra, a qual eu desaconselho pois foi uma das piores pousadas onde ficámos!No dia seguinte fomos passear um pouco pela marginal do rio Mondego e no regresso a casa fizemos uma paragem nas Ruínas de Conímbriga. Esta é uma visita muito agradável onde podemos ver vários vestígios da cidade romana que ali existiu em tempos e ainda visitar o Museu Monográfico de Conímbriga.Depois desta visita, seguimos em direcção à Figueira da Foz onde almoçamos, comemos um gelado na magnífica gelataria italiana e passeamos à beira mar. E foi assim, de barriga cheia, que regressamos a casa :)


Resumo da Viagem

Duração: 2 dias
Estadia: Pousada de Juventude de Coimbra
Restaurante referência: Restaurante Bolina (Figueira da Foz)
Locais a não perder: Sé Velha de Braga, Universidade de Coimbra, Jardim da Sereia, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas, Ruínas de Conímbriga.

3 comentários:

  1. ai ai coimbra... tantas recordações :)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    realmente gostei de conhecer a tua viagem por Coimbra! E espero visitar em breve, aliás gostava muito principalmente assistir à Serenata na Semana da Queima... quem sabe este ano! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Tânia!
    Ainda bem que gostaste :)
    Coimbra é mais uma das belas cidades do nosso país de visita obrigatória ;)
    Quanto à queima, apesar ter tido uma presença assídua na queima do Porto, aquando da minha vida de estudante, nunca cheguei a ir à queima da verdadeira cidade universitária!

    ResponderEliminar

 
footer