sábado, 24 de abril de 2010

Paris

Felizmente tenho a sorte (ou talvez não) de ter família a morar em Paris. Todos os anos pelo Verão, eles vêm até Portugal e, houve um ano, mais concretamente em 2004, quando ainda estava “solteira” e sem nada para fazer nas férias grandes, que decidi ir com eles para Paris.
A viagem foi muito longa… 16 horas de carro e a partilhar o banco de trás com os meus 2 primos pestinhas :)
Como ainda andava na faculdade e tinha férias de Verão que nunca mais acabavam, fiquei por lá 3 semanas. Durante a semana, os meus tios trabalhavam e os meus primos iam para a escola por isso, quando saiamos era mais ao fim de semana. Eles moram em Argenteuil, a cerca de 20 km de Paris portanto, para irmos para Paris, tínhamos de ir de comboio até à Gare Saint-Lazare e depois percorríamos Paris de metro. Paris é enorme e as suas atracções turístias encontram-se bastante longe umas das outras. O que vale é que a rede de metro, apesar de muito antiga, liga todos estes pontos nas profundezas de Paris!




A primeira visita a Paris teve como ponto de partida a Basílica du Sacré-Cœur, que se situa no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade. Depois, percorremos a zona envolvente num comboio turístico que nos levou a conhecer Pigalle, onde podemos ver o Moulin Rouge e inúmeras sex shops e strip clubs, espalhados pelas ruas.





A visita que se seguiu foi à Torre Eiffel que, desde que tinha chegado a Paris, estava ansiosa por conhecer. Compramos o bilhete para subir até à plataforma mais alta e, depois de algumas horas de espera, lá chegamos. Mas a espera é compensada quando chegamos lá em cima e podemos avistar Paris na sua plenitude. É realmente uma vista magnífica! Podemos ver todas as pontes que se erguem no rio Sena assim como todos os edifícios e monumentos mais importantes de Paris.




Outra visita indispensável é o Museu do Louvre. Apesar de eu não ser muito apreciadora de museus, aproveitamos que no primeiro Domingo de cada mês, as visitas são gratuitas e fomos conhecer um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Instalado no Palácio do Louvre, deste museu destaco estas duas atracções: a sua pirâmide de vidro e o quadro original da Mona Lisa.



Este é certamente um dos locais que mais gostei de conhecer em Paris: a Catedral de Notre-Dame. As suas fachadas são repletas de gárgulas e vitrais e a sua arquitectura gótica é fenomenal. Podemos visitar o seu interior e depois de subir 386 degraus encontramos o famoso e enorme sino de nome “Emmanuel”. É impossível ficar indiferente a toda a magia que a catedral transmite e é maravilhoso relembrar a história “O Corcunda de Notre-Dame” que ouvimos desde pequeninos :)





O Arco do Triunfo é mais um ponto emblemático da cidade de Paris. Foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte e detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido, um ponto de grande curiosidade para os turistas. O arco localiza-se na praça Charles-de-Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs-Élysées. É possível subir até ao topo e disfrutar da maravilhosa visão de ver convergir ali as 12 avenidas que vêm ter à Praça Charles-de-Gaulle.



Depois de já ter conhecido os pontos mais importantes de Paris, percorri o rio Sena a bordo de um Bateau-mouche. Este rio é conhecido pelo “rio dos namorados” e ostenta diversas pontes das quais se destaca a elegantíssima Ponte Alexandre III.




E como não podia deixar de ser, durante a minha estadia em Paris, fui passar um longo e agradável dia à Disneyland. Bem, quem diz que a Disneyland é só para as crianças, está profundamente enganado! Passei lá um dia espectacular onde nem nos lembramos da vida cá fora. Tudo é mágico! Mas atenção, há inúmeros divertimentos alusivos aos desenhos animados da Disney mas também há atracções mais perigosas e essas eu experimentei-as todas :D Adorei todas as atracções, desde o comboio do Indiana Jones, a casa do Pinóquio, a aventura dos Piratas das Caraíbas até ao assustador Space Moutain! Este é sem dúvida um local que eu quero voltar e quem sabe, já com os meus filhotes :)







PS - Tenho muita pena mas na altura ainda não tinha máquina fotográfica digital e por isso as fotos postadas aqui foram todas retiradas da Net.

4 comentários:

  1. Esta é uma das cidades que não nos cansamos de visitar:)
    Excelente foto reportagem, obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    É sempre bom ver-vos pelo meu blog ;)
    Já fui a Paris a alguns anos e a-d-o-r-e-i!
    Só tenho pena não ter feito um report mais completo e com mais fotos porque infelizmente na altura ainda não tinha máquina fotográfica digital...
    Mas hei-de lá voltar a aí sim faço uma coisinha melhor ;)

    ResponderEliminar
  3. Agora é a minha vez...estou a pensar ir a França e vou ficar somente em Paris três dias. O que me aconselha a visitar, já que vou ficar lá tão pouco tempo...Agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta! Infelizmente já fiz esta viagem há muitos anos e não foi como uma verdadeira turista pois estive lá 3 semanas e ia visitando Paris aos pucos, sem nenhum roteio definido... O que te posso dizer é que para mim há 4 pontos obvios e imperdivéis: Torre Eiffel (claro!), Sacré-Cœur, Notre-Dame e Arco do Triunfo. Aconselho também uma viagem no rio Sena a bordo de um Bateau-mouche :) Paris peca por as suas atracções serem bastante longe uma das outras e por isso perde-se algum tempo nas deslocações... A Disneyland é fantástica mas para aí precisas no minimo de 1 dia e como só tens 3 não sei se valerá a pena... Espero ter ajudado! Bjs

    ResponderEliminar

 
footer