terça-feira, 11 de maio de 2010

Madrid

A viagem a Madrid foi a viagem que, até hoje, mais trabalho deu a planear. Este é um destino com diversas atracções turísticas e tínhamos receio que 4 dias não fossem suficientes para fazermos tudo o que queríamos. Conseguimos arranjar voos baratinhos Porto-Madrid através de uma promoção da Ryanair. A questão que se impunha era como nos íamos deslocar lá. Madrid tem uma excelente rede de metro e este foi o meio de transporte eleito. Começamos por escolher um Hotel Ibis que ficasse junto a uma estação de metro com boas ligações. A escolha caiu sobre o Ibis Madrid Centro que fica a cerca de 1 minuto a pé da estação de metro “Bilbao”. Excelente hotel e excelente localização! Aconselho vivamente! Apesar de termos tudo planeadinho, o 1º dia não correu como estávamos à espera… Longe disso! Era suposto termos levantado voo do Porto às 06h35 da matina mas só partimos às 10h15!! E só quando já estávamos lá em cima é que o piloto disse que o atraso se devia a uns problemas técnicos… Bem… Esta noticia acalmou-nos imenso :S Deixamos para trás a chuva no Porto e quando chegamos a Madrid fomos recebidos por uns calorosos 30ºC!

Na estação de metro do aeroporto, informaram-nos sobre os bilhetes disponíveis para turistas e compramos um que nos permitia fazer viagens ilimitadas de metro e autocarro, durante 3 dias. Lá seguimos nós em direcção ao hotel, pousamos as malas e, apesar das 4 horas de atraso, iniciamos a tão planeada e esperada visita a Madrid! O ponto de partida foi a Praça de Espanha que é ladeada pelos prédios Edifico de Espanha e Torre de Madrid e tem no centro um monumento dedicado a Cervantes, com destaque para as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança.

Seguimos para o Palácio Real de Madrid mas só apreciamos a sua beleza exterior pois a fila para entrar no palácio era enorme e estávamos sob 30ºC… Ainda nesta zona, visitamos a Catedral Almudena que fica mesmo em frente ao palácio. O próximo destino foi o Templo de Debod, um templo original do antigo Egipto que foi transportado desmontado em blocos de pedra desde o Egipto.


Nesse dia, antes de terminarmos o nosso primeiro passeio por Madrid, ainda tivemos a oportunidade de conhecer a Puerta de Toledo.

O nosso hotel ficava numa excelente localização, perto de uma rua principal repleta de lojas e restaurantes. Nessa noite optamos por um restaurante italiano e depois caminhamos até à Gran Via, a principal avenida de Madrid.

A jornada do dia seguinte começou na Praça Puerta del Sol, considerada o centro histórico de Madrid. Infelizmente, na altura da nossa visita esta praça estava em obras e não nos foi possível conhecer o famoso marco do “kilometro zero”. Também na Puerta del Sol encontra-se o símbolo da cidade de Madrid, uma estátua de um urso a comer fruta de uma árvore, "El Oso y el Madroño".

Seguimos em direcção ao “Mercato San Miguel”, um mercado em tudo diferente do nosso mercado do Bolhão :D nas inúmeras barracas espalhadas por este mercado podiamos encontrar de tudo desde flores, queijos, vinho, louça, etc. Muito giro! Vale a pena a visita.

Madrid é sem dúvida uma cidade de praças. Depois da Praça de Espanha e da Puerta del Sol, visitamos a Plaza Mayor. Esta é uma praça rectangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos.

A última praça que visitamos e para mim um dos pontos mais bonitos da cidade, foi a Praça de Cibeles, onde o Palácio das Comunicações e a Fonte de Cibeles se destacam pela sua beleza invulgar. Tendo esta praça como ponto de partida, subimos a Via de Alcalá e descobrimos o monumento Puerta de Alcalá, uma monumental porta, sob a qual passavam os visitantes que chegavam a Madrid, oriundos da Europa.



Depois de todas estas visitas, resolvemos descansar um pouco no Parque del Retiro, um oásis de tranquilidade no meio da agitação da cidade. Neste parque, para além da imensa área verde, podemos desfrutar de barquinhos para alugar, shows de marionetes e apresentações teatrais.

Antes de o dia terminar, ainda conseguimos visitar a célebre Plaza de Toros de Las Ventas onde infelizmente ainda é permitido, depois do espectáculo das touradas, matar o animal na arena.


A curiosidade de conhecer a estação de comboios de Atocha fez-nos levantar bem cedo no terceiro dia da nossa viagem. Após o atentado de 11 de Março de 2004, as regras de segurança foram apertadas e nem sequer nos foi possível ver os comboios, só mesmo com bilhete!

Depois desta visita frustrada, resolvemos visitar o Museu do Prado mas esta revelou-se igualmente uma visita não muito agradável para nós que não apreciamos minimamente pintura… Resolvemos então descansar e passear ao mesmo tempo de autocarro. Já que tínhamos o bilhete turístico decidimos aproveitar e fomos até à Puerta da Europa.

Para acabar o dia em beleza, fizemos a viagem de Teleférico que nos transportou desde Madrid até à Casa de Campo. Durante a viagem contemplamos alguns dos monumentos e edifícios mais representativos, bem como surpreendentes vistas panorâmicas da capital madrilena.

No último dia, tínhamos voo de regresso ao fim da tarde mas como tivemos de andar com as malas às costas, apenas visitamos o estádio do Real Madrid. Esta visita coincidiu com a tão badalada contratação do craque Cristiano Ronaldo por isso até a TVI encontrámos :) E foi assim que terminou esta visita a Madrid e desta vez com o voo a cumprir a hora marcada!

9 comentários:

  1. Era uma vez "eu" quando era pequenino. E fui a Veneza com os meus pais. Era muito gira a cidade, porque tinha muita água no meio da cidade. Quando lá estivemos andamos de barco e visitamos museus e visitamos igrejas e corremos atras de pombas. Veneza é muito fixe porque tem muitos barcos. Gosto muito de Veneza!

    ResponderEliminar
  2. A pedido de muitas familias, O João partilhou conosco a sua experiência em Veneza lol Obrigada João!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez um excelente post sobre mais uma viagem da minha amiga Marisa.
    Parabéns Marisa!! Acho que escreves lindamente...
    Fazes-me fazer contas a vida e começar a planear na minha cabeça viagens aos lugares que relatas :)
    Essa viagem a Madrid deve ter sido daquelas... Só os calorosos 30ºC é que não devem ter sido pêra doce!! nota mental para mim própria: Quando for a Madrid no Verão não esquecer de levar bikini :P lol

    E agora? Qual será o próximo destino escolhido...

    ResponderEliminar
  4. João: "...e corremos atras de pombas..."
    Afinal foste com os teus pais ou com os teus amigos?

    ResponderEliminar
  5. Para quem não sabe eu tenho um irmão :O

    ResponderEliminar
  6. Está aqui uma bela troca de comentários....lol
    Oh Rui....não perdes uma oportunidade!!!lol
    E que tal falar das viagens da Marisa??!!! Não??!!
    Ehehehehe..;)

    ResponderEliminar
  7. Então não vais levar Ship it na composição!
    Vais ter de fazer um rework a esta frase:
    "...E fui a Veneza com os meus pais..."

    ResponderEliminar

 
footer