terça-feira, 22 de março de 2011

Douro - Régua & Lamego

O Peso da Régua (conhecido frequentemente pela forma sincopada de Régua) é uma cidade pertencente ao distrito de Vila Real, limitada a norte pelos municípios de Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo Rio Douro, a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.


Rodeada de montes verdes repletos de vinha enfileirada, a Régua é, na história do Douro Vinhateiro, uma das mais importantes cidades ribeirinhas.
É o centro da região demarcada do Douro, localizando-se entre o Porto e o Pocinho.
É também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha.


A Régua é um dos destinos preferidos dos turistas do Rio Douro. A modalidade mais procurada é a subida ao rio, de barco desde o Porto até à Régua, e a descida de comboio.
Como nós andávamos a visitar a Régua, decidimos fazer um mini cruzeiro que foi desde a Régua até ao Vale Abraão. Adquirimos os bilhetes na empresa Douro Verde (http://www.douroverde.com/index.htm) que custaram 10€ por pessoa, para uma viagem de quase uma hora.


Na Régua existe uma das mais importantes barragens do Rio Douro.
A barragem de Bagaúste possui uma altura de 41 metros acima da fundação e um comprimento de 350 metros.
A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 180 MW.


Depois desta visita, ainda tivemos tempo de ir até ao santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.


O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é uma das grandes marcas da cidade, dominando a cidade do alto de um monte vizinho. A ligação a Lamego faz-se através de nove lanços de escadas, intercalados por patamares, num total de 686 degraus que arrancam do centro da cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
footer