domingo, 26 de junho de 2011

Açores - Parte IX: Ribeira Grande (Lagoa do Fogo e Caldeira Velha)

Depois da curta visita a Vila Franca do Campo, seguimos viagem em direcção à Ribeira Grande tendo como primeiro destino a Lagoa do Fogo.

Esta lagoa é uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da ilha de São Miguel. Localiza-se no topo do grande vulcão adormecido do Fogo, também conhecido como vulcão de Água de Pau.

É também a mais alta da Ilha de São Miguel, facto que se deve a se encontrar no cimo de uma montanha cujo ponto mais alto se eleva a 949 metros. Devido à sua localização, conseguimos avistar a lagoa de 3 miradouros diferentes.


Miradouro da Barrosa


Miradouro da Lagoa do Fogo



Miradouro da Bela Vista

Descendo a montanha da Lagoa do Fogo, em direcção à Ribeira Grande, encontramos outra atracção deste concelho: a Caldeira Velha.

Neste monumento natural encontramos nascentes de água quente que caem em cascata e pequenas fumarolas envolvidas em vegetação muito densa.

Também aqui as pessoas aproveitam para se banharem nestas águas medicinais.




Como a hora de almoço já se aproximava, fomos até à freguesia da Maia para almoçarmos.Depois do almoço fomos até ao Miradouro do Frade onde nos contemplámos com estas vistas do atlântico.



5 comentários:

  1. Ora aqui está outra zona onde eu ando azarada. Mesmo no Verão nunca apanhei o tempo muito limpo lá no alto.Mas como há sempre uma próxima vez...

    ResponderEliminar
  2. hilton: Nós tivemos mesmo muita sorte com o tempo pois quando descemos para a Ribeira Grande, o céu ficou coberto! Se tínhamos ido mais tarde ver a Lago do Fogo lá do alto, já não víamos lagoa nenhuma!

    Tânia: Os Açores são mesmo assim: paisagens de nos tirarem a respiração ;)

    ResponderEliminar

 
footer