sexta-feira, 17 de junho de 2011

Açores - Parte VIII: Vila Franca do Campo

No 3º e último dia completo nos Açores, tínhamos planeado ir de manhã à Ribeira Grande e, da parte da parte, a Vila Franca do Campo. No entanto, como prevíamos perder menos tempo em Vila Franca do Campo, optamos por iniciar nesse destino a nossa jornada. Saímos do hotel em direcção à Ermida da Senhora da Paz.

Segundo a tradição este templo foi erguido, no alto do monte de Nossa Senhora da Paz, onde um pastor terá encontrado uma imagem da Virgem numa gruta.



Do cimo da Ermida da Senhora da Paz desfrutamos de uma vista panorâmica de Vila Franca do Campo, com especial destaque para o seu Ilhéu.



Como em todos os locais dos Açores, também aqui as vacas leiteiras predominam nas encostas verdejantes. Desta vez tivemos a oportunidade de estar mesmo junto a elas!



Depois desta visita, seguimos em direcção ao Ilhéu de Vila Franca do Campo para o ver o mais perto possível, uma vez que nesta altura do ano, os barcos que nos levam até lá não estão em funcionamento.


E como não podia deixar de ser, terminamos a nossa viagem por Vila Franca do Campo, na marina a saborear as famosas queijadas da terra.


4 comentários:

  1. Ainda hoje a minha filha falou nas queijadas de Vila Franca. São tão boas!
    E só de olhar para a foto até parece que lhe sinto o gosto. Uma verdadeira delícia.
    O ilhéu é interessante. Passa-se lá uma tarde ou manhã na perfeição. Só que se for nos primeiros dias de praia é escaldão pela certa. A água é maravilhosa, calmíssima e quentinha. O pior mesmo é a travessia no barco. Ou eu tive muito azar ou das 3 vezes que lá fui e em anos diferentes, foi sempre uma atribulada viagem.O ano passado posso dizer que a ondulação era de tal modo forte que uma delas bateu na proa do barco e molhou o pessoal todo. Era tudo a gritar e o mestre dizia, pondo as mãos no ar: calma! Muita calma! isto não é nada! já passa!
    A rapaziada nova delirou . Eu ia cheia de medo. O meu marido disse: acho que foi a última vez que aqui vim.
    Mas do alto da ermida da Srªda Paz tem uma vista espectacular.
    Gosto muito de V.Franca do Campo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo 100%!! Um dos "recuerdos" que trouxe para Portugal foram as queijadas de Vila Franca e toda a gente adorou :)

    ResponderEliminar
  3. Mas do longe se faz perto E as queijadas ( e não só...os bolos lêvedos,compotas caseiras, etc) podem ser compradas fresquíssimas em LIsboa. Chegam todas as 5ªs feiras por volta da hora do slmoço e podem ser compradas de imediato em 2 sítios na cidade de LIsboa.
    Já lá fui algumas vezes. A útima foi a semana passada. São mais caras mas que importa...

    ResponderEliminar
  4. Que sorte! Eu não conheço nenhum sitio aqui no Porto que venda os produtos dos Açores...

    ResponderEliminar

 
footer