domingo, 3 de julho de 2011

Açores - Parte X: Ribeira Grande (Plantação de Chá e Caldeiras)

A próxima paragem, ainda no concelho da Ribeira Grande, foi na Plantação do Chá Gorreana. Apesar de ser desconhecido pela maioria dos portugueses, a ilha de S. Miguel tem a única plantação de chá da Europa e é por isso um local de visita obrigatório.


A entrada na Fábrica do Chá Gorreana é gratuita e aqui podemos verificar todas as fases da transformação do chá, ainda de uma forma completamente artesanal.








E para terminar a visita pela fábrica, nada melhor que provar todas as variedades de chá ali produzidos. Há também uma pequena lojinha onde podemos comprar chá que, aliás, foi um dos recuerdos que trouxemos para o continente!

Depois desta visita, seguimos para o centro da Ribeira Grande, onde aí percebemos o nome deste concelho pois, mesmo no centro da cidade, existe uma grande ribeira que a atravessa.






E como não podia deixar de ser, a nossa visita pela Ribeira Grande terminou nas suas não menos famosas Caldeiras.


1 comentário:

  1. Posso dizer que uma recordação que permaneceu - em grande- após a minha 1ª visita à ilha foi a Ribeira Grande. Achei-a linda, com os seus arcos e jardins.E depois fiquei muito desgostosa quando , chegada a Lisboa, mandei revelar as fotografias (isto em 1969 ou 1970)e elas ficaram muito cinzentas pois era Janeiro e o tempo estava chuvoso. Mesmo assim não deixei de tirar fotos. O pior foi depois ter de mandar a máquina para reparar, tal sido a humidade que a dita apanhou.
    Ainda bem que a Gorreana aumentou a produção e renovou a maquinaria, pois tem um chá fabuloso. E é pena que não haja à venda aqui em Lisboa aquelas embalagens em saco de plástico com as doses individuais de chá em triângulos., pois assim poupavamos em € e ganhavamos em quantidade de chá. Mas sem dúvida que é um dos locais imperdíveis a visitar na ilha.

    ResponderEliminar

 
footer