quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vila Real – Palácio de Mateus

No Verão passado, fomos até Vila Real passar o fim-de-semana a casa de uns familiares, e como não poderia deixar de ser, aproveitamos a oportunidade para visitar o Palácio de Mateus, também designado de Casa ou Solar de Mateus. Situado na freguesia de Mateus, este monumento foi um dos 21 finalistas a título de maravilha de Portugal e, depois da visita, percebe-se porquê.






Existem duas modalidades de visita ao Palácio de Mateus: Interior da Casa, Capela e Jardins ou apenas a visita aos Jardins, sendo que o preço difere.
Nós adquirimos o bilhete completo e começamos a explorar os magníficos jardins delineados com verdejantes buxos e pontuados por canteiros florais, cuidadosamente arranjados.






A Casa de Mateus é administrada pela Fundação com o mesmo nome, fundada em 1971, e dirigida pela família, que ainda ali vive, organizando diversas actividades de âmbito cultural (cursos de música e concertos, exposições, o prémio literário D. Dinis, congressos e seminários), para além de conservar a biblioteca e o museu.
Uma das suas principais actividades é a vinicultura estando o Palácio rodeado de propriedades vinículas. O cenário arquitetónico do Solar de Mateus tornou-se famoso em todo o mundo através dos rótulos do conhecido vinho rosé, baptizado com a mesma denominação da propriedade onde é produzido.
Nesta visita, tivemos a oportunidade de ver a adega onde é produzido o vinho.





Apesar de termos visitado o luxuoso interior do Palácio, não tivemos autorização para tirar fotografias das suas magníficas mobílias e da sua espectacular biblioteca.
E assim foi a visita ao Palácio de Mateus, que terminou na sua bela capela.

3 comentários:

  1. Que lindo. Adorei. Mais um para visitar no Norte. Obrigada pela partilha. Bj

    ResponderEliminar
  2. Já o visitei há largos anos.
    Lembro-me que me impressionaram os seus belos jardins. Era VErão. Fazia um calor horroroso. Nessa época os arcos de "buxo"que agora se veêm na foto 6 formavam um túnel compacto, muito fresco,uma alameda que dava entrada, aqui ou além para os jardins laterais. E os arcos eram tão altos que estavam uns jardineiros empoleirados em escadas enormes, a apará-los bem lá no alto. NUnca tinha visto nada assim. Fiquei impressionada pela grandiosidade e beleza dos mesmos.
    DEpois disso apenas fui a V.REal uma úncica vez. Era Outubro. EStava um frio de rachar. E as visitas à cidade ficaram reduzidas a muito pouco. NUm jardim no centro da cidade estavam uns velhotes sentados à conversa . Nós passamos, enregElados, todos tapados, quase só com o nariz de fora. Eles meteram-se connosco e tiveram o desplante de dizerem : "FRio? Hoje está muito bom! EStão apenas 5º negativos!"
    POr isso , e antes que congelassemos, a visita foi mais curta que o esperado.
    Mas agora com a história do aumento de portagens e pagamento de Scuts, ainda no outro dia pensamos que havemos de passar a utilizar os caminhos de antigamente. E Vila Real fica na rota do nosso adorado Trás-os-MOntes.
    Daí, talvez uma visita à Casa Mateus.

    ResponderEliminar
  3. É verdade! É um palácio lindíssimo assim como os seus jardins. Merece a visita :)

    ResponderEliminar

 
footer