domingo, 16 de dezembro de 2012

Cascais

No dia a seguir ao casamento, aproveitamos a manhã para passear, antes de regressar ao Porto. Ficamos hospedados na casa dos meus tios, que fica perto de Cascais, e por isso fomos explorar melhor esta zona.

Começamos pela Boca do Inferno que deve o seu nome à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir.


 


O próximo destino era o Cabo da Roca mas pelo caminho paramos para visitar o Forte de São Jorge de Oitavos.


Foi erguido no contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, para complemento da defesa da barra do rio Tejo. Destinava-se especificamente ao abrigo de pequena guarnição, com a função de prevenir desembarques no litoral entre a praia do Guincho e a praia da Guia.



Seguimos caminho pelo Guincho de onde já se consegue avistar o Cabo da Roca.


E por fim chegamos ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal continental, assim como da Europa continental, ou, como escreveu Luís Vaz de Camões, o local “Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto VIII).




Na zona existe um farol, o Farol do Cabo da Roca.



E assim terminou esta mini viagem por terras lisboetas que não será, com certeza, a última!

1 comentário:

  1. Também gosto muito dessa zona e é bom saber que pessoas como nós (blogguers) escrevam sobre os bonitos recantos do nosso próprio país! Bj

    ResponderEliminar

 
footer