Depois do almoço, fomos visitar a Casa do Infante que fica logo ali na Ribeira e cuja entrada é gratuita.
A Casa do Infante, assim designada por aí ter nascido Henrique o Navegador, é um complexo de edifícios que foram sendo construídos para albergar os serviços da Coroa no Porto: Alfândega, Casa da Moeda e a Contadoria da Fazenda. A sua história remonta a 1325, quando o rei D. Afonso IV mandou construir o 'Almazem' régio, contra a vontade do Bispo, então senhor do burgo. O edifício foi objecto de um processo de reabilitação e musealização e hoje oferece um conjunto de valências diversificadas: Museu; Arquivo Histórico Municipal; Biblioteca de Assuntos Portuenses; Sala Memória; Sala de exposições e Auditório.
Tendo como destino o teleférico do lado de Gaia, passamos pela Ribeira e atravessamos a Ponte D. Luís, que não nos cansamos de admirar.
E se a vista da Ribeira para Gaia é admirável, a vista de Gaia para a Ribeira supera tudo…
Do lado de Gaia, ficam as famosas caves do vinho do Porto e o Cais de Gaia, repleto de bares e restaurantes que convidam a um belo almoço ou jantar à beira rio.
O Teleférico Gaia de foi inaugurado em 1 de Abril de 2011 e liga a Praça da Super Bock, no Cais de Gaia, ao Jardim do Morro, na Avenida da República.
A viagem dura cerca de 5 minutos e permite-nos apreciar a beleza da zona histórica de Gaia e Porto.
Chegados ao Jardim do Morro, não podemos deixar de subir até ao Mosteiro da Serra do Pilar, onde se tem as melhores vistas para a cidade do Porto.
E para terminar esta visita, nada como atravessar novamente a Ponte D. Luís, mas desta vez pelo tabuleiro superior.
Sem comentários:
Enviar um comentário