sexta-feira, 3 de abril de 2015

Bruxelas - Parte I

Há já algum tempo que andávamos a planear uma viagem entre amigos mas, conjugar as férias de todos, não era uma tarefa fácil. Foi em meados de Junho 2014 que decidimos aproveitar o fim-de-semana prolongado de 8 de Dezembro para darmos um saltinho a uma cidade europeia.
O destino não foi consensual pois uns já tinham ido aqui e ali e não iriamos repetir destinos. Restou-nos olhar para as opções de voos low cost e escolher um destino onde ainda ninguém tivesse ido: BRUXELAS!!

Marcamos a viagem em Julho e conseguimos voos na Ryanair, de ida & volta por 60€ por pessoa.
No dia 6 de Dezembro lá fomos nós logo pela manhã. Chegados a Bruxelas, ao aeroporto Zaventem, fomos para o centro da cidade de comboio. A estação de comboios fica no piso -1 do aeroporto. O Airport City Express sai da estação Zaventem (Aeroporto) quatro vezes por hora para as estações Brussel-Zuid, Brussel-Centrum e Brussel-Noord. O bilhete da viagem custa € 8,00. Mais tarde soubemos que também poderíamos ter ido de bus e por um preço bastante mais económico.
A estação de comboios mais perto do nosso hotel era a Brussel-Noord mas ainda tivemos de apanhar o metro para lá chegar. Compramos um bilhete de metro válido para 3 dias que nos daria para toda a estadia em Bruxelas. Fomos ao hotel deixar as malas e começamos por explorar a zona mais atractiva de Bruxelas: a Grand Place.


Desde a saída do metro até à Grand Place, percorremos um mercadinho de Natal semelhante aos que visitamos em 2012 em Paris, com bancas de vários produtos típicos.



Quando chegamos à Grand Place ficámos encantamos com a beleza, os pormenores e a arquitectura dos seus edifícios. Destacam-se a Casa do Rei e o edifício lindíssimo da Câmara Municipal.







No centro da praça estava uma árvore de Natal gigante e o presépio.


 


Ao sair da praça em direcção à segunda atracção de Bruxelas, o Manneken Pis, encontramos o monumento em homenagem a Everard 'Serclaes, um herói do século XIV. Conta a lenda que quem tocar na estátua terá sorte e, como qualquer turista não deixamos de o fazer.


Durante este trajecto, são inúmeras as lojas que vendem as famosas waffles, uma das especialidades gastronómicas de Bruxelas. Comemos uma em cada dia e sempre a mesma: com Nutella!


E por fim chegamos ao Manneken Pis que nesse dia estava com traje de bispo.



Depois do Manneken Pis, fomos em busca da sua namorada, a Jeaneke Pis.



Encontrá-la não foi fácil pois fica num beco sem saída, curiosamente, o beco onde se situa o Delirium Cafe. Esta cervejaria ostenta o record do Guiness por ser o lugar que oferece o maior número de tipos de cervejas do mundo. A cerveja é a única bebida alcoólica servida neste local e são mais de 2004 opções disponíveis. 





Nós provamos a Kriek, uma cerveja de cereja das mais populares de Bruxelas. A Kriek está disponível em quase todos os bares e restaurantes da cidade.




8 comentários:

  1. Adorei Bruxelas e essa kriek. Beijinhos (e continuação de boas viagens).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Eu também adorei Bruxelas! Foi uma surpresa muito agradável. Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorava conhecer a Bélgica, particularmente Burges.
    Agora com voos low cost pode ser que seja mais cedo do que esperado :)
    Obrigada pelas boas descrições e fotos de Waffles deliciosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lou! É verdade, os voos low cost possibilitam-nos viagens maravilhosas e a um custo reduzido. Gostei muito de Bruxelas e também queria conhecer Bruges mas o tempo não deu para tudo.É uma boa opção conhecer Bruges de carro ou de comboio a partir de Bruxelas! Beijinhos

      Eliminar
  3. Que grande coincidência! Os posts da Madeira irão continuar...

    ResponderEliminar
  4. Olá Traveling,

    Como é bom viajar! Sim, foi a segunda vez que andei teleférico e gostei (é bastante tranquilo). Em relação aos cestos, não andei, porque era sexta feira santa e os "carreiros" não trabalhavam nesse dia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Já regressei da Madeira :) Não andei de teleférico nem nos cestos mas adorei ver os carreiros a trabalhar! :) Em breve o report estará no blog! (depois de acabar o de Bruxelas!!) Beijinhos

      Eliminar

 
footer