quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ponte de Lima

Apesar de não morar muito longe de Ponte de Lima, nunca tinha visitado esta vila e pior ainda, nunca tinha comido o seu famoso Arroz de Sarrabulho. Então, num destes fins-de-semana solarengos do mês de Fevereiro, decidimos ir com a família, passar um Domingo a Ponte de Lima. Chegamos por volta das 12h e conseguimos encontrar estacionamento facilmente pois, mesmo em frente ao rio Lima, existe um parque de estacionamento enorme em terra batida, e que é um excelente ponto de partida para explorar Ponte de Lima a pé.

Começamos por atravessar a ponte medieval e do outro lado encontramos a Igreja de Santo António da Torre Velha e a Capela do Anjo da Guarda, também chamada Capela de São Miguel do Abrigo.

Ainda do outro lado da ponte visitamos os lindos Jardins Temáticos do Arnado, onde se situa o Museu Rural que infelizmente estava fechado.

Atravessamos novamente a ponte que termina na Praça Camões onde existe um importante chafariz.

Depois de procurar um sítio para almoçar, escolhemos o restaurante Celeiro da Vila mas não nos livramos de esperar cerca de 30 minutos por um lugar. Aliás, em todos os restaurantes por onde passamos, vimos pessoas na rua à espera de uma vaga.

Depois da espera, finalmente saboreamos o Arroz de Sarrabulho e o famoso Leite-creme, tão típicos de Ponte de Lima.

A nossa jornada por Ponte de Lima continuou pelos pontos turísticos mais interessantes.

Teatro Diogo Bernardes

Museu dos Terceiros

Avenida dos Plátanos

Esta avenida leva-nos por um passeio pela marginal do rio, desde o Museu dos Terceiros até à ponte medieval.
Seguindo mais para o interior, encontramos muito próximos os Paços do Concelho, o Paço do Marquês e a Estátua de D. Teresa.

Como em qualquer local, não poderíamos deixar de visitar a Igreja Matriz e neste caso, a Igreja da Misericórdia que ficam mesmo em frente uma da outra.

No caminho de regresso para o carro, não pudemos deixar de reparar nas Torres da Cadeia e do Postigo (Torre da Cadeia Velha), que, unidas por um pequeno pano de muralha, são o único vestígio da cerca de Ponte de Lima no século XIV.