terça-feira, 23 de março de 2010

Évora

Antes desta viagem a Évora, nunca tinhamos estado no Alentejo, excepto de passagem para o Algarve. Decidimos que estava na hora de conhecer esta região de Portugal e o destino escolhido foi Évora devido às atracções que ostenta como o Templo de Diana e a Capela dos Ossos.
Como esta é uma viagem muito longa, optámos por fazer uma pausa a meio e conhecer o Convento de Cristo em Tomar. Apesar de estar um pouco ao abandono, este monumento oferece-nos uma visita interior fantástica. Saliento os enormes corredores, dormitórios e salas de refeições.





Continuamos a viagem em direcção a Évora, mais concretamente ao hotel para pousar as malas e descansar um pouco antes de jantar. Ficámos no Hotel Ibis Évora que tem uma excelente localização, mesmo à porta da muralha de Évora. Depois de nos acomodarmos no quarto, fomos jantar à “Adega Típica Vinho e Noz”, um espaço muito acolhedor onde servem boa comida tradicional.
No dia seguinte levantamo-nos bem cedo e fomos conhecer o centro histórico de Évora. Começamos pela Igreja de São Francisco onde visitámos a Capela dos Ossos, um dos ex-líbris da cidade de Évora. Podem ver na foto porquê :)



A praça principal de Évora é a Praça do Giraldo onde podemos encontrar inúmeras lojas, cafés restaurantes, a Igreja de Santo Antão e o Chafariz, principais símbolos desta praça.
Caminhando mais um pouco, encontramos o principal ponto turístico de Évora: o Templo de Diana. Este monumento romano, é um dos mais famosos marcos da cidade, e um símbolo da presença romana em território português.


Praça do Giraldo


Templo de Diana

Dentro da muralha de Évora as cores predominantes são o branco e amarelo, quase todas as casas são pintadas nestes tons. Outras características da cidade dentro das muralhas, são as ruas muito estreitinhas e o aqueduto que percorre vários quilómetros e onde foram construídas muitas casas.

E assim terminou este dia de passeio por Évora. No dia seguinte, era dia de regresso a casa por isso partimos de manhã e aproveitamos para visitar o Fluviário de Mora. Aconselho vivamente esta visita! Trata-se de um oceanário mas com peixes de rio. Partilho convosco algumas das fotos mais incríveis destes peixinhos!










Resumo da Viagem

Duração: 3 dias
Estadia: Hotel Ibis Évora
Restaurante referência: Adega Típica Vinho e Noz
Locais a não perder: Convento de Cristo de Tomar, Capela dos Ossos, Templo de Diana, Fluviário de Mora.

3 comentários:

  1. Ainda na semana passada, visitei alguns dos locais que aqui fala, brevemente contarei também no meu blog, mas tenho que disser que adorei Évora! Sem dúvida uma cidade a visitar enumeras vezes! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Tânia... Podes e deves tratar-me por tu :)
    Eu também gostei muito de Évora mas vê-se tudo muito rapidamente... Não é assim tão grande...

    ResponderEliminar
  3. Olá, pois, não é enorme, é mais pequena do que pensava, nós acabamos por ver quase tudo numa só tarde, mas passamos só pelos pontos mais importantes, e acredito que às vezes as cidades têm muito mais para dar do que os pontos mais reconhecidos... contudo, a minha viagem não se baseou só em Évora mas também por Mora, Evoramonte, Pavia, e localidades que encontrávamos pelo caminho..

    ResponderEliminar

 
footer