quinta-feira, 18 de março de 2010

Guimarães

Escolhi a cidade de Guimarães para esta primeira descrição não só por ser o berço de Portugal mas também por ser uma das cidades portuguesas mais bonitas, na minha opinião. Esta é uma cidade com muitos monumentos e locais de interesse mas consegue-se visitar tudo num só dia.
Fizemos esta viagem em Outubro de 2006. Apesar de já estarmos no Outono, estava um calor abrasador! Como moramos no Porto, a cerca de 40 minutos de Guimarães, partimos em viagem a seguir ao almoço e fomos directos ao Parque Natural da Penha. Este é um espaço verde lindíssimo com várias capelas e rochas grotescas. Deixamos o carro na cidade e fomos de teleférico até à Penha. A viagem não é muito agradável e o teleférico não apresenta grandes condições de segurança mas mesmo assim vale a pena a aventura!


Depois rumamos para a pousada. Ficamos na Pousada de Juventude de Guimarães, um edíficio antigo recuperado e adaptado a pousada. Das muitas pousadas de juventude por onde passei, esta foi uma das melhores, sem dúvida.

No dia seguinte, fomos visitar o monumento mais emblemático de Guimarães ou mesmo de Portugal, o Castelo de Guimarães! Apesar de restarem apenas ruínas é um monumento cheio de história e significado para todos os portugueses. Neste circuito turístico podemos ainda visitar a Capela de São Miguel, onde reza a história que foi onde D. Afonso Henriques foi baptizado. Podemos ainda visitar o Paço dos Duques de Bragança que no seu interior nos oferece um itinerário bastante interessante.

Castelo de Guimarães


Capela de S. Miguel


Paço dos Duques de Bragança


Aconselho a visitar estes e todos os monumentos nacionais em geral, ao Domingo de manhã! Para quem não sabe, a entrada é gratuita até às 14h00!

Para o almoço escolhemos um restaurante perto do Largo da Oliveira. Neste largo, encontramos os Paços do Concelho, a dita "Oliveira", a Igreja de N. Sra. da Oliveira e o Padrão do Salado.
Esta é uma excelente zona para um passeio pedonal pelas ruas que convergem deste largo ou para relaxar numas das inúmeras esplanadas existentes no Largo da Oliveira
O nosso passeio por Guimarães ficou por aqui!





Resumo da Viagem

Duração: 2 dias
Estadia: Pousada de Juventude de Guimarães
Restaurante referência: Nora Zé da Curva
Locais a não perder: Parque Natural da Penha, Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, Largo da Oliveira.

1 comentário:

  1. Como foi aqui que Portugal nasceu, achei o mais apropriado para responder ao teu comentário... :)
    Antes de mais, obrigado pela visita.
    Quanto a Ermesinde, independentemente dos locais por onde viaje, ou onde viva, Ermesinde será sempre a terra de onde eu sou, por isso não sei se andei pela tua terra, se és tu quem vive na minha... ;)))

    ResponderEliminar

 
footer