quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ermesinde

Ermesinde é a cidade onde moro, a cidade onde cresci e a cidade do meu coração. Sinceramente não me imagino a morar em nenhum outro lugar. É tão bom conhecermos todos os atalhos, todos os lugares, todos os cafés, todos os restaurantes, todas as churrasqueiras, todos os hipermercados, todas as escolas, todos os jardins, todas as igrejas… Saber que o que agora ali está construído era antes um descampado… Passar na rua e encontrar ex-colegas de escola ou até a nossa professora da primária!! E por toda esta paixão pensei: “Porque não explorar a minha cidade de máquina fotográfica na mão? Porque não ser turista na minha própria cidade?” E assim fiz… Num belo Domingo de sol resolvi sair à rua e fotografar os sítios mais emblemáticos da cidade de Ermesinde. Ermesinde é a mais populosa cidade e freguesia do concelho de Valongo, distrito do Porto. Um dos principais locais a destacar é a Estação de Comboios de Ermesinde, ponto focal do Entre Douro e Minho.


O Parque Urbano Dr. Fernando Melo, foi construído onde antes eram as instalações da Fábrica da Telha. No parque encontram-se vários vestígios desta fabrica deixados propositadamente, como as chaminés e o forno da cerâmica.

O parque possui uma série de valências, incluindo fórum cultural, anfiteatro ao ar livre, campo de minigolfe, parques infantis, café, restaurante e ginásio.


A nível de igrejas, para além da igreja matriz, Ermesinde conta com a igreja de Santa Rita, muito procurada por peregrinos.


A Vila Beatriz é um dos locais de eleição de Ermesinde. Neste espaço existe um emblemático parque que inclui uma área de jardim, café, parque infantil e ainda o Centro Sócio-Cultural e a Biblioteca de Ermesinde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
footer