sábado, 14 de maio de 2011

Açores: Parte V - Povoação (Furnas)

No 2º dia estava destinado irmos às Furnas para provar o mais emblemático prato da ilha - o famoso cozido à Portuguesa, cozinhado nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas. Este prato é inédito pois os vários ingredientes do cozido são colocados numa panela, que é enterrada no solo junto às caldeiras, levando cerca de cinco horas a serem cozinhados pelo calor natural emanado da actividade vulcânica.

As Furnas ficam no concelho da Povoação assim como as restantes atracções que tínhamos planeado ver na manhã do 2º dia: as Caldeiras e Lagoa das Furnas e o Parque Terra Nostra.
Começamos o dia pelo Parque Terra Nostra, fomos tão cedo que ainda tivemos de esperar que o parque abrisse, o que só aconteceu às 10h00 :)

Este parque pertence ao Hotel Terra Nostra e como tal tivemos de pagar bilhete para entrar, 5€ por pessoa mas este foi o único sítio nos Açores onde tivemos de pagar bilhete!!
O Parque Terra Nostra tem mais de dois séculos de vida e foi fundado pelo então Cônsul dos EUA em São Miguel, Thomas Hickling, que aí construiu a sua residência de Verão.
A principal atracção deste parque é a piscina de água quente férrea que proporciona tratamentos medicinais. Um autêntico SPA a céu aberto!


Percorrendo o trilho do parque encontrámos uma vasta variedade de plantas endémicas, fetos, flores, lagos, árvores de todas as espécies…




Passámos a manhã no Parque Terra Nostra e depois seguimos até ao “Restaurante O Miroma” onde já tínhamos feito a reserva no dia anterior e combinado ir com os responsáveis do restaurante para ver o nosso cozido a sair das furnas.


Antes de almoço ainda tivemos tempo de conhecer a Lagoa das Furnas.




O “Restaurante O Miroma” é um restaurante muito simpático e familiar, pertencente a um português do continente que casou com uma açoriana, que tinha sido a sua madrinha de guerra. Esta história foi-nos contada pelo próprio filho do casal, no caminho entre as Furnas e o restaurante :)





Enquanto esperávamos que o cozido fosse trinchado, nada como saborear os típicos queijos dos Açores. Aliás, queijo é uma entrada obrigatória em qualquer restaurante da ilha!


E finalmente chegou o tão aguardado cozido, muito bom por sinal! Confesso que estávamos um pouco receosos devido aos comentários, de quem já o tinha experimentado, pois dizem que se nota o sabor a enxofre, característico das furnas. Eu cá não sei se era do enxofre mas realmente o cozido tinha um sabor único e original mas muito, mesmo muito saboroso!
Uma curiosidade deste cozido, que o diferencia do tradicional cozido, é o facto de este, para além da batata normal, ser acompanhado de batata doce e inhame, um alimento típico das Furnas.




Para acompanhar o cozido, seguimos o conselho do pessoal do restaurante e experimentamos um sumo típico dos Açores – KIMA – um refrigerante de maracujá delicioso (não sei como não temos disto no continente!).


Depois de estarmos de barriga cheia, fomos conhecer as outras Caldeiras das Furnas, para assim terminarmos a nossa viagem pela Povoação e seguimos em direcção ao concelho do Nordeste.

8 comentários:

  1. Hospitalidade é algo que não falta nos Açores. Foram várias as vezes que precisamos e nos ajudaram.
    Para mim é a ilha mais bonita.Aquela onde ficamos com vontade de lá voltar novamente.
    Eu não me protesto com o gosto do cozido. Adoro-o

    ResponderEliminar
  2. Eu também adorei S. Miguel e espero ter a oportunidade de conhecer outras ilhas do arquipélago!
    Quanto ao cozido, também gostei imenso!! Tem um sabor único!

    ResponderEliminar
  3. Então a próxima viagem que seja: Flores, pico e Faial. Apesar de eu adorar Santa Maria.Pequena, boas praias de areia branca e a água bem mais quente.

    ResponderEliminar
  4. Só um parêntesis para quem nunca tomou banho no Parque Terra Nostra: Convém levar um fato de banho de cor escura(de preferência preto ou liso) senão depois tem séria dificuldade em o pôr da cor antiga, principalmente se optar por fazer "termas" em vários dias. Mas quem vai ao banho e levar uma massagem com os jactos de água quente vem de lá revigorado. Uma experiência única a não perder por nada deste mundo.
    hiltom

    ResponderEliminar
  5. Parece-me muito bom esse cozido e o parque Terra Nostra. Estou ansiosa.

    ResponderEliminar
  6. O cozido é optimo e o parque é lindooo! O unico sitio onde pagamos pra entrar mas vale bem a pena... Só foi pena não termos tomado banho lá :)

    ResponderEliminar
  7. Gostei do cozido e do sumo Kima (bebi quase todos os dias ao almoço). O Parque Terra Nostra é lindo e o banho que tomei foi sensacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não cheguei a tomar banho nas águas térreas... Estava muito frio :)

      Eliminar

 
footer