quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Armação de Pêra – Parte IV: A Vila

O nome da freguesia de Armação de Pêra, pertencente ao concelho de Silves, advém de ser este o local onde os pescadores da povoação de Pêra montavam a “armação” (aparelho de pesca), que era a base da sua subsistência.
É uma das zonas do Algarve mais concorridas no Verão, sendo local de eleição de muitas famílias.

Durante as nossas férias neste destino, as visitas à vila foram sempre feitas a pé, quer de noite quer de dia. Como referi anteriormente, apenas pegamos no carro para ir às compras no primeiro dia e quando fomos passar um dia no Zoo Marine.
O apartamento onde ficámos hospedados situa-se na Avenida Beira-Mar, a mais movimentada alameda da zona moderna de Armação de Pêra.
Durante o dia era um corrupio de gente para a praia e à noite a movimentação mantinha-se pelos bares, lojas e espectáculos existentes na avenida.



E como o tempo convidava, não perdíamos a oportunidade de comer um belo crepe na gelataria “Pinguim II” ou beber uma caipiroska num dos bares da zona.



Um dos locais mais emblemáticos de Armação de Pêra é a sua Fortaleza que integra a Capela de Santo António, situadas no fundo da Avenida Beira-Mar, na direcção da praia dos pescadores.




E como não podia deixar de ser, também a sua Igreja Matriz se destaca no centro da vila.

Outro local de atracção desta povoação, fora em tempos o Casino que está agora transformado num salão de exposição de artesanato.


Gelatarias não faltam em Armação de Pêra mas não há nenhuma tão original como a “Pai Pinguim”, que só pelo aspecto exterior dá vontade de experimentar os gelados que são confeccionados. Como tem fabrico próprio, os sabores são bastante originais. Lembro-me de ter experimentado os gelados de chocolate Toblerone e de Pastel de Nata!


Apesar de nunca termos feito praia na zona da praia dos pescadores, visitamos este local até porque é onde fica a lota onde tantas vezes compramos peixe fresco para assar!



Como ficamos num apartamento, cozinhámos e comemos em casa a maioria das refeições. Mas, como não podia deixar de ser, houve uma noite em que fomos experimentar a típica caldeirada de peixe de Armação de Pêra.
O restaurante escolhido para o petisco foi “O Walter”, onde fomos muito bem servidos e a sua caldeirada fez jus à sua fama pois estava realmente deliciosa!




2 comentários:

  1. Gostei muito do teu post e suas fotos. Eu também gosto muito de Armação e já fiz longos passeios pelo areal desde Armação (praia dos Pescadores)até à Galé! Bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Marta! Eu também gostei muito de Armação de Pêra... Sem dúvida que é um excelente local para passar férias em família :)

    ResponderEliminar

 
footer