quarta-feira, 7 de março de 2012

Berlim

Em Novembro do ano passado fui mais uma vez até à Alemanha e, mais uma vez, por motivos de trabalho. Sim, porque este não é um país que me fascine e por isso não está nas minhas preferências de destinos turísticos. Não acho a Alemanha nada bonita nem interessante, talvez derivado à sua história… Nem mesmo a língua alemã se safa!
A primeira vez que estive neste país foi em Março de 2010, numa feira de negócios em Hanôver, mas pouco ou nada deu para ver da cidade.
Desta vez fui até à capital, Berlim, para assistir a um fórum no Hotel Grand Hyatt Berlin, onde fiquei hospedada. Hotel 5 estrelas!!






Os voos foram pela companhia aérea Lufthansa, com escala em Frankfurt, o maior aeroporto da Alemanha, o mais movimentado da Europa e o principal centro de operações da Lufthansa, que por sinal é a maior empresa aérea do país. De Frankfurt a Berlim, o voo dura cerca de 1 hora.

No último dia em Berlim e depois do fórum, deu para dar uma voltinha pela cidade e conhecer alguns dos seus pontos mais emblemáticos:

Também conhecido como “Memorial to the Murdered Jews of Europe”, o Holocaust Memorial é uma homenagem aos judeus vitimas do Holocausto. É um espaço com 19.000 metros quadrados coberto com 2.711 placas que se assemelham a túmulos.

As "Portas de Brandenburgo", símbolo máximo da capital alemã, são o que resta da entrada na cidade de Berlim pela Avenida Unter den Linden.
Até 1989, este monumento separava as duas metades de Berlim e foi um símbolo da divisão da Alemanha. Hoje simboliza a reunificação da Alemanha.

A Berliner Fernsehturm, que em português significa antena de televisão de Berlim, é uma torre localizada no centro da cidade, especificamente em Alexanderplatz. A torre foi construída pela República Democrática Alemã (RDA), e que a usou como símbolo da Berlim governada pela RDA. A torre é facilmente visível de todo o centro e continua a ser um símbolo da cidade.
Existe uma plataforma para visitantes e um restaurante giratório no centro da esfera, que gira uma vez a cada vinte minutos.


A Catedral de Berlim ou Berliner Dom é uma belíssima igreja que foi severamente danificada pelos bombardeios, durante a Segunda Guerra Mundial, e que, após uma série de reformas, reabriu as suas portas em 1993.

Apesar de curto, este passeio deu para ver e sentir um pouco da cultura alemã, que se mistura entre o orgulho e a vergonha do seu passado.


2 comentários:

  1. Berlim é uma cidade que se ama ou odeia. Não pode haver o meio termo.
    É uma cidade de grandes contrastes (principalmente culturais). Com uma diferença abismal entre as duas partes da cidade - a da RDA com a sua construção soviética,pobre e de aspeto frio e a parte ocidental mais sumptuosa e que ainda hoje mostra um nível de vida mais elevado quer ao nível arquitectónico como cultural ou comercial.
    Acho, apesar de tudo que é uma cidade muito cultural. TEm vindo a "crescer" assustadoramente em tudo quanto está ligado às artes e inovação.
    É talvez a cidade mais barata da Alemanha.
    Aquela onde é mais fácil arranjar emprego e onde as casas têm rendas mais baratas.
    Daí uma grande procura por pessoas de outros países que acham ali novas oportunidades para a sua vida e com possibilidades de uma atractiva carreira profissional.
    A primeira ideia que temos é de uma cidade suja e aparentemente desorganizada.
    Suja, pelos muitos grafittis ali existentes e o cinzento das habitações. Parece que ali tudo anda ao DEus dará e que o governo tudo permite.
    Mas não é bem assim.
    É a cidade com maior número de skinheads e punks.
    Mas a polícia não permite guerras entre eles.
    Os skins andam, em grande número camuflados. AO contrários dos punks que nos possibilitam "visões" que nunca julgamos ser possível na aparência de seres humanos e que nos deixam de olhos bem arregalados.
    É um país que não estará na rota de muitos turistas europeus mas que tem zonas fora das grandes cidades - aquilo que eu chamo o campo- de soberbas paisagens, castelos de cortar a respiração e onde se nota a cada passo o profundo respeito que aquele povo tem pela preservação da natureza. POr essas bandas parece-nos que estamos noutro país. As pessoas são muito mais acolhedoras, menos desconfiadas e prestam ajuda a quem delas necessita. O contrário das cidades em que as pessoas são mesmo arrogantes.
    Mesmo ao estilo alemão!
    LInguísticamente também não há muito problema pois, na generalidade, eles falam bastante bem o inglês.
    ESta é a minha opinião. Mas há países bem mais bonitos, como por exemplo a Áustria ou a Suécia.
    É tudo uma questão de gosto.
    Mas vale a pena visitarmos alguns mais feios para darmos o devido valor a outros que são lindos e fabulosos.
    E quantas vezes não demos connosco a fazer comparações com o nosso país e depois até acabamos por dar mais valor ao que é português?
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá hiltom! Vejo que conheces bem Berlim :) Como disse, a Alemanha não é de todo um país que me cative... Mas claro que é sempre bom conhecermos para podermos comparar ;) Bjs

    ResponderEliminar

 
footer