terça-feira, 1 de maio de 2012

Londres: Parte II

A viagem a Londres começou bem cedo pois o avião era às 06h30 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O voo da Ryanair saiu à hora marcada e chegou ao aeroporto de Londres – Stansted às 08h40. Este aeroporto dista cerca de 1 hora do centro de Londres e as hipóteses para lá chegar são várias. Podemos optar pelo comboio, o meio de transporte mais rápido mas também o mais caro, ou pelo autocarro, e aqui temos pelo menos duas opções: os easybus e os buses da Terravision. Na altura do planeamento desta viagem, este foi um factor importante a ter em conta e optamos pelo autocarro devido à diferença considerável de preço. Entre o easybus e Terravision, optamos pelo Terravision por parar na estação Victoria, onde queríamos comprar os bilhetes para o metro e de onde a linha do metro era directa para o nosso hotel, para deixar as malas.


Os bilhetes podem ser comprados online mas, como temos de escolher o horário de ida & volta e tínhamos medo que o avião se atrasasse, optamos por deixar para comprar num local onde pudéssemos tirar todas as dúvidas. Esse local foi mesmo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro onde, na porta de embarque, montam um balcão onde podemos comprar os bilhetes. Compramos logo os bilhetes de ida & volta e consoante o horário dos nossos voos, aconselharam-nos os autocarros a apanhar, garantindo que podíamos optar por qualquer outro horário, mesmo que tivéssemos feito a compra online. A vantagem da compra online é que conseguimos poupar algumas libras, o que no nosso caso seriam cerca de 2 libras por pessoa.

Em Stansted, encontramos estes autocarros no piso -1, nos terminais 12 e 13.
A viagem dura mais ou menos 1 hora dependendo do trânsito e é sempre por montes e vales verdejantes, uma paisagem que não esperávamos ver em Londres e que se avista logo na aterragem.


Chegados à estação Victoria deparamo-nos com uma estação gigantesca com terminais de comboio, bus e metro e com imensas lojas e restaurantes.


Fomos directamente comprar os bilhetes para o metro, o chamado Travel Card. Estes bilhetes existem em modalidades de 1 ou 7 dias e como só lá íamos estar 4 dias, compramos bilhetes diários que custam 7 libras se quisermos andar depois das 09h30 (fora da hora de ponta) ou 8 libras se quisermos andar antes das 09h30. Ambas as opções permitem andar no metro e nos buses nas zonas 1 e 2, as zonas centrais de Londres e onde se encontram todas as atracções que queríamos conhecer.


 
Os bilhetes podem ser comprados em qualquer estação de metro mas tínhamos de comprá-los numa estação que fosse também de comboios para que os Travel Cards tivessem o símbolo da National Rail, que permitem ter acesso aos descontos 2for1 do Days Out Guide. Para ter acesso a estes descontos, basta registarmo-nos no site, seleccionar as atracções que queremos visitar e imprimir os vouchers. Estes vouchers têm de ser apresentados com os Travel Cards para termos 2 bilhetes e só pagarmos 1. Esta é sem dúvida uma promoção muito vantajosa que vale a pena. Nós usufruímos deste desconto no London Eye e no Madame Tussaud.
No último dia, como não íamos visitar nenhuma destas atracções, compramos os Travel Cards na estação de metro Earls Court e vejam como são os bilhetes sem o símbolo da National Rail:


Da estação de Victoria, apanhamos o metro para Earls Court, a estação mais próxima do nosso hotel sobre o qual falarei mais adiante. Deixamos as malas, voltamos para a estação de metro e seguimos em direcção à Tower of London e à Tower Bridge, os primeiros pontos do nosso roteiro.


Esta torre está repleta de história e a sua função variou ao longo dos séculos. Desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino", também serviu como local de execução e tortura. Este último uso levou à frase "sent to the Tower" (mandado para a Torre), que significava ser aprisionado.
É também na Torre de Londres que as jóias da coroa britânica ficam guardadas numa câmara subterrânea, depois de terem sido roubadas da Westminster Abbey.
Menos valiosa mas igualmente curiosa é a colônia de corvos que habita a Torre e é protegida por decreto real. Segundo a lenda, o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar.

Nesta fortaleza encontra-se o famoso Traitors' Gate por onde entravam os prisioneiros condenados.


É possível visitar o interior da Torre mas como estávamos com o tempo contado e o preço dos bilhetes não era convidativo, seguimos para a lindíssima Tower Bridge, um dos ícones da cidade Londrina.



Construída sobre o Thames River (Rio Tâmisa), o nome desta ponte deriva da Tower of London devido à sua proximidade.




Atravessamos a Tower Bridge em direcção à margem Sul do Thames River onde fica um conjunto de edifícios de formas estranhas, entre eles a City Hall, a Câmara Municipal de Londres.


Enquanto andávamos à procura da Southwark Cathedral, encontramos as Galerias Hay’s, um aglomerado de lojas típico de Londres.




Seguimos pelo The Queen’s Walk, sempre pela margem do Rio Tâmisa, de onde tínhamos uma perspectiva beneficiada sobre a The City, o centro administrativo e financeiro de Londres, situado na margem Norte.

 


Finalmente encontramos a Southwark Cathedral, mesmo junto à London Bridge.



Atravessamos a London Bridge novamente para a margem Norte, onde na sua extremidade fica o The Monument to the Great Fire of London, simplesmente conhecido como “The Monument”.
Esta coluna de pedra de 61 metros de altura marca o ponto exacto onde começou um enorme incêndio que atingiu a capital inglesa em 1666. Este incêndio começou numa padaria, durou três dias, destruiu aproximadamente 13 mil casas e deixou 70 mil pessoas desalojadas.
O monumento foi erguido no local onde antes existia a igreja de St Margaret, New Fish Street, a primeira de 87 igrejas destruídas pelo fogo.
Pode-se subir ao topo do The Monument através de uma escadaria de 311 degraus. Lá em cima tem-se uma das melhores vistas sob a cidade de Londres.


E assim estava terminada a primeira manhã na cidade Londrina :)

4 comentários:

  1. Olá,

    É sempre um prazer voltar a Londres, nem que seja virtualmente.
    Bj grande

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta!
    Eu confesso que fiquei encantada com Londres e com vontade de voltar pois não tivemos tempo de conhecer tudo o que queriamos!
    Não percas os próximos posts sobre Londres ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi!! Muito fixe....e fotos magnificas...gostei!!
    Deve ter sido uma exaustão!!
    E q tal o hotel e as comidas? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fotos muito lindas. Como sabes estimos em Londres na mesma altura e eu também adorei.
    A minha visita foi muito calma pois os tempos de correrias próprios da juventude e McDonald´s foram substituidos por restaurantinhos mais calmos.
    Um abraço e continuação de boas viagens

    ResponderEliminar

 
footer