sábado, 8 de setembro de 2012

Óbidos: Parte III – Jardim Buddha Eden

No Domingo, depois do check-out no hotel, seguimos para o Jardim Buddha Eden.
Como já referi, o principal motivo da escolha de Óbidos para este fim de semana, foi visitarmos este jardim, que é ainda tão desconhecido em Portugal. Aliás, eu só tive conhecimento da sua existência através de fotos no Facebook de uma amiga, que o tinha visitado! Incrível, não é? E ainda é mais inacreditável depois de o conhecer… Como é possível um lugar tão lindo ser tão pouco divulgado em Portugal?
 
 
Este Jardim fica no Bombarral, na freguesia do Carvalhal, a cerca de 12 km de Óbidos. O caminho para lá chegar não é óbvio pois fica fora do centro da cidade, na Quinta dos Loridos, uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes.
 



 
Idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, este espaço surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.




 
Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas, com destaque para o Buddha deitado de 15 metros de comprimento.
 











 
O Jardim Buddha Eden, é o maior jardim oriental da Europa com uma área de 35 hectares, lago artificial e plano para 6 mil toneladas de estátuas. Um verdadeiro espaço de calma, tranquilidade e paz de espírito. 
 




 


 
Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.

Podemos ainda aqui observar os 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás. Infelizmente, na altura da nossa visita, a pintura destes soldados estava a ser restaurada e por isso não tivemos a oportunidade de os conhecer nas suas cores originais.
 
 


 






 
 
 Aconselho vivamente toda a gente a visitar este parque... De certeza que se vão surpreender!  E reservem pelo menos meio dia para esta visita pois o parque é enorme e tem imensas coisas lindas para ver. 
 




 
 
O trajecto é longo… Quem não quiser andar a pé, pode fazer esta visita nos comboinhos turísticos.
 
 
O Jardim tem ainda restaurante, onde almoçamos no final da visita.


Até Outubro de 2011, a entrada no jardim era gratuita mas desde aí, a entrada passou a ser de 2,50€, sendo que oferecem uma garrafa de vinho Bacalhoa, produzido na Quinta dos Loridos.

E assim terminou, da melhor forma, o nosso fim de semana em Óbidos!

1 comentário:

  1. Também por lá passei há algum tempo. Gostei do que vi, embora achasse que não o fiz com a devida atenção devido ao intenso calor que se fazia sentir nesse dia. Um belo local para rever num dia próximo.

    ResponderEliminar

 
footer