quinta-feira, 1 de maio de 2014

Amesterdão – Parte II

Depois de aterrarmos no aeroporto de Schiphol, seguimos as indicações até à estação de comboios, que fica no piso subterrâneo do aeroporto, para apanharmos o comboio que nos levaria até ao centro de Amesterdão.


A viagem é curta, cerca de 15 minutos e o preço do bilhete é de 4€ por pessoa, por trajecto. Pode ser comprado numa das muitas máquinas de venda automática de bilhetes, existentes na estação.


A estação Amsterdam-Centraal fica num edifício deslumbrante, muito parecido com o Rijksmuseum, pois foram construídos pelo mesmo arquitecto, Pierre J.H. Cuypers.



Já sabíamos, e toda a gente sabe, que Amesterdão é a cidade das bicicletas (para além das tulipas, do haxixe e das prostitutas!) mas foi engraçado o nosso primeiro contacto ser logo à saída da estação, onde existe um estacionamento gigantesco de 2 andares de bicicletas!


Mesmo em frente à estação está a igreja Sint Nicolaaskerk, a maior igreja católica da cidade.



Como já estava na hora de almoço, aproveitamos para almoçar num restaurante mesmo em frente à estação e onde provamos a famosa Appelgebak met slagroom (tarte de maçã com chantili) ou simplesmente Appeltaart.


Seguimos então para o hotel (sobre o qual falarei num novo post) para largar as malas e iniciarmos a nossa descoberta por Amesterdão.
Em qualquer lado víamos bicicletas acorrentadas, pontes, canais e as típicas casas da capital da Holanda.








Passamos pelo Red Light District onde, mesmo em plena luz do dia, podemos ver as “meninas” nas montras a exibirem-se e a aliciar os homens que passam na rua :) Fotos é que nem pensar! Nem me atrevi a sacar a máquina fotográfica depois de saber que há sempre alguém à espreita para assegurar que não são tiradas quaisquer fotos a essas meninas.  Mas sobre o Red Light District falarei mais à frente pois voltamos lá nessa noite e aí sim, a zona ganha outra vida!
Para quem pensa que o Red Light District é apenas uma zona de prostituição, está muito enganado… É uma zona residencial e comercial normal onde há de tudo desde lojas de comércio, museus, as famosas coffeeshops, onde é permitido o consumo de haxixe (as mais famosas são as Bulldog), um mercado e até uma igreja!



No Nieuwmarkt, o mercado da RLD, fica o antiquíssimo De Waag, um edifício do séc. XV onde se pesavam as coisas antes de existirem os standards de peso. Já serviu diversas actividades até ser hoje em dia um restaurante. Este é o edifício não-religioso mais antigo da cidade e é considerado Monumento Nacional. 


E nada mais contraditório do que haver no RDL uma igreja!! Mas é verdade e trata-se da igreja mais antiga de Amesterdão, a Oudekerk (igreja velha).


1 comentário:

 
footer