sexta-feira, 6 de agosto de 2010

México – Parte I

Pois é… Já fomos e já viemos e o mês de Julho foi tão atarefado que nem tive tempo de actualizar o blogue... Mas agora tenho muitos e bons posts para colocar graças a esta viagem :D
Devo-vos dizer que antes de partir andava um pouco receosa por causa do tempo lá. Como sabem nesta altura no México é Inverno e época de tempestades tropicais e furacões. Isto nunca me preocupou porque conheço bastante gente que já tinha ido ao México e todos me diziam que lá está sempre bom tempo e que se chover, são apenas 5 minutos por dia. Acontece que, quando fui à agência de viagens, a senhora perguntou-me se eu já tinha visto a previsão do tempo para lá porque uma amiga dela tinha ido recentemente para a Jamaica e levou com chuvas torrenciais toda a semana! A partir daí comecei a ver diariamente o estado do tempo para a Riviera Maia e realmente dava sempre chuva e trovoada mas sempre acima dos 30º C e, para piorar a situação, nos dias antes da nossa partida, só ouvíamos noticias sobre a tempestade tropical Bonnie que se aproximava do México…

Mas, no dia 25 de Julho, lá partimos nós com a esperança de não apanhar mau tempo!! O voo da White saiu do Porto às 10h00 e aterrou em Cancun às 13h45 locais. Durante a viagem não conseguimos ver as ilhas dos Açores devido às nebulosidade mas mais tarde tivemos a oportunidade de ver o mar das Caraíbas junto das costas de Miami e Cuba… Uma paisagem simplesmente fantástica!

Quando chegamos a Cancun tivemos a noção do que é realmente um choque térmico devido ao calor e ao ar abafado que se fazia sentir mas por outro lado, fiquei radiante por ver que afinal havia sol e não era pouco :) À saída do aeroporto fomos encaminhados para o autocarro da Soltour que nos levaria até ao complexo Bahia Principe, na Riviera Maia. Esta viagem durou cerca de 1h15 e foi a nossa primeira experiência com o povo do México a pedir gorjeta… O “maleiro”, como eles os apelidam, mal pegou nas nossas malas para as colocar no autocarro, perguntou logo se podíamos dar qualquer cosinha… Devo dizer que, apesar de isto ser muito recorrente no México, não nos voltou a acontecer nada semelhante e só demos gorjeta ao Juan, que nos servia o pequeno-almoço todos os dias no hotel e nunca pediu nada...


Chegados ao Bahia Principe, ficamos de imediato fascinados com os trajes dos empregados que eram em tudo característicos e distintos consoante a sua função: maleiros, motoristas dos comboinhos, pessoal da recepção, empregadas da limpeza, seguranças, porteiros, relações publicas,… E como não poderia deixar de ser, fomos recebidos pela música dos Mariachis e muitos suminhos tropicais :)

Depois foi tempo de descobrir o nosso quarto e tivemos uma agradável surpresa quando percebemos que a nossa “vila”, empreendimento de agrupamento de quartos, ficava juntinho à praia e com vista para o mar :D Claro que o quarto não era nada de especial pois a classificação de 5 estrelas lá não tem qualquer comparação com a classificação europeia. Apesar de tudo o quarto era bastante espaçoso, tinha os tradicionais bonecos em cima da cama feitos com toalhas e, mais importante de tudo, tinha ar condicionado que realmente funcionava!!



Como lá ainda eram 17h00, pusemos os nossos biquínis e fomos de imediato experimentar a praia! Como eu já esperava, a praia do nosso hotel, o Tulum, tinha um pouco de rochas e algas mas isso foi de importância menor comparado com a temperatura da água que me deixou encantada… Quentinha como eu gosto :) Depois de alguns mergulhos, fomos para o Hotel preparar-nos para o jantar que estava reservado no restaurante mexicano “Tequila” onde comemos muito bem, apesar de termos ido com o receio que a comida fosse exageradamente picante.

E pronto, o 1º dia ficou por aqui pois o cansaço já era muito e quando nos deitamos já eram 06h00 da manhã em Portugal!!

2 comentários:

  1. Maravilhoso relato! E vi que és muita bonita na última foto!

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta! Hmmm será que o teu próximo destino é o México? :) Pois... Aqui ainda colocava fotos nossas no blog... Mas infelizmente há pessoas que se aproveitam disso e por isso tive de deixar de o fazer, Beijinhos!

    ResponderEliminar

 
footer