sexta-feira, 22 de abril de 2011

Açores: Parte I - O Planeamento

Sendo que a viagem aos Açores se aproxima, é tempo de começar a estudar e a explorar este destino de modo a melhor preparar o itinerário e os locais a visitar.
Antes de mais, interessa saber um pouco de geografia.
O arquipélago dos Açores, é uma região autónoma de Portugal e situa-se no Norte do Oceano Atlântico, distando cerca de 1.500 Km da costa ocidental europeia e aproximadamente 3.900 Km do continente norte-americano.


Formado por nove ilhas, o arquipélago encontra-se dividido em três grupos bem demarcados: o grupo oriental, formado por São Miguel e Santa Maria; o grupo central, formado pelas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa; e o grupo ocidental, formado pelas ilhas das Flores e do Corvo.

No seu conjunto o arquipélago tem uma área de 2323 km2, sendo São Miguel a maior das ilhas, 745 km2, e o Corvo a mais pequena, com apenas 17 km2.

Uma curiosidade sobre o nome “Açores”, é que este nome deriva das aves de rapina, muito idênticas aos milhafres, que aí existem desde a altura do seu descobrimento.

Sendo impossível conhecer todas as ilhas de uma só vez, por obvias questão monetárias e de tempo, para esta primeira visita aos Açores, escolhemos como destino a Ilha de São Miguel. Apesar de ser da opinião que todas as ilhas devem ser lindíssimas, julgo que a de São Miguel é a uma das principais ilhas e a que reúne mais atracções turísticas.



Conhecida como a Ilha Verde, São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 64,7 quilómetros de comprimento e de 8–15 km de largura. É composta pelos concelhos de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.
Ao natural ou habitante da ilha denomina-se micaelense.

A nossa viagem será de apenas 3 dias e como tal tive de seleccionar apenas os locais de visita obrigatória. Após algumas horas a pesquisar em sites e fóruns, defini o seguinte itinerário:

1º dia
Manhã - Ponta Delgada:
Lagoa das Sete Cidades (uma das 7 maravilhas naturais de Portugal), Lagoa do Canário, Gruta do Carvão, Ilhéu dos Mosteiros, Portas da Cidade, Portas do Mar, Igreja Matriz, Marina e a estufa de ananases;

Fim da tarde - Lagoa:
Vale de Caloura, Porto dos Carneiros, Vila de Água de Pau;

2º dia
Manhã - Povoação:
Vale das Furnas (obrigatório comer o famoso cozido à portuguesa), Lagoa das Furnas, Caldeiras das Furnas, Parque Terra Nostra;

Tarde - Nordeste:
Ribeira dos Caldeirões, Farol do Arnel, Ponte Sete Arcos, Miradouro da Ponta do Sossego, Igreja da Achada, Serra da Tronqueira.


3º dia
Manhã - Ribeira Grande:
Lagoa do Fogo, Caldeira Velha, Caldeiras da Ribeira Grande, Jardim do Paraíso, Plantações do Chá Gorreana;

Tarde - Vila Franca do Campo:
Lagoa do Congro, Ilhéu de Vila Franca, Ermida da Sra. da Paz (e provar as queijadas junto à marina);




Vamos lá ver se vamos conseguir conhecer todos os locais e se S. Pedro vai ser nosso amiguinho :)

9 comentários:

  1. olá.
    o tempo não está grande espingarda, mas tb não chove :)
    o que acaba por ser subjectivo, pois o tempo que te dou é o de ponta Delgada, o que não implica que em outro sitio da ilha esteja a chover a potes, e ainda noutro a fazer um sol de rachar :)

    ResponderEliminar
  2. it´s me again lol
    Só a nivel de esclarecimeto acerca do nome do arquipélago Açores.
    Acabou por ser um erro, porque aquando da sua descoberta, " eles " viram umas aves de rapina em muito semelhantes ao Açor, mas foi um erro, porque na realidade nós temos Milhafres e não Açor. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Muito obrigada pelo teu update em relação ao tempo em S. Miguel e pelo esclarecimento em relação ao nome "Açores"!! Realmente não podemos acreditar em tudo que lemos na net :)
    Quando chegar dos Açores digo-te como correu ;)
    De certeza que esta viagem dará uns belissimos posts aqui no blog!

    ResponderEliminar
  4. Também tenho por hábito identificar-me com os locais de interesse para onde me desloco,pois penso que só assim a viagem terá sucesso. Se o não fizermos,pode acontecer que passemos mesmo ao lado de algo com interesse e que acabamos por não conhecer e mais tarde ficamos com pena.
    Quanto ao tempo em S.Miguel:já tenho apanhado dias seguidos bem soalheiros como da penúltima vez que lá estive.Mas o ano passado todos os dias choveu.As manhãs,mesmo em Agosto eram bastante frescas e na Lagoa do Fogo um kispo bastante falta fazia.Aliás, eu costumo dizer que num dia há as 4 estações do ano.

    ResponderEliminar
  5. Para mim é tão bom viajar como fazer o planeamento da viagem... É também uma forma de viajar... Adoro passar horas a pesquisar sobre o destino, a descobrir os sitios que temos de conhecer, as iguarias que temos de provar, a trocar ideias nos foruns, a delinear o itinerário... Sim, dá trabalho mas quem corre por gosto não cansa :)
    Em relação ao tempo, também presenciei as 4 estações num só dia :) Aliás, como podem ver nos posts que já fiz, como nos que ainda heide postar, o tempo foi um inconstante... Tipico dos Açores!!

    ResponderEliminar
  6. Desta vez...Açores, mais concretamente...S. Miguel. Se me puderes dar algumas dicas (que não estejam aqui escritas)...obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Vais aos Açores?? Que bom!! Eu A-M-E-I!! Não fui com grandes expectativas mas surpreendeu-me pela positiva ;) Eu penso que o meu report está bastante completo e detalhado mas se tiveres alguma dúvida é só perguntar :)

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Vou estar nos Açores, Ilha de S. Miguel de 29/10 a 5/11.
    Já registei a rota de três dias que sugeriu.
    Gostaria de saber que outros locais que não tenha visitado mas que tenha ouvido falar que fosse de interesse visitar.
    Chegou a ir ao ponto mais alto da ilha? Pico da Vara?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sinceramente não sinto que ficou nada por visitar... Foram 3 dias muito preenchidos e completos! Gostei de tudo o que conheci e não me lembro de ter ficado algo por ver. Ao Pico da Vara não fui.
      Boa Viagem!
      Tenho a certeza que vai adorar ;)

      Eliminar

 
footer