quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Londres - Parte XI

Londres é uma cidade cheia de particularidades que conhecemos desde pequeninos, como os autocarros vermelhos de 2 andares, os táxis, o facto de se conduzir pela esquerda, o famoso metro “underground”, as cabines telefónicas vermelhas, os guardas da realeza…
E poder ver estes detalhes tipicamente londrinos, ao vivo e a cores, é muito gratificante! Por isso, este último post sobre a viagem a Londres, é dedicado, em exclusivo, a estas especificidades.

Começamos pelo facto de se conduzir pela esquerda que tanta confusão nos causou! Na hora de atravessar uma passadeira, nunca sabíamos para que lado tínhamos de olhar e muitas vezes tivemos mesmo de correr quando víamos que tínhamos feito asneira :) Indicações para nos ajudar a atravessar a estrada não faltam, mas mesmo assim era sempre uma tarefa muito difícil para nós!




Outros pormenores característicos de Londres são os transportes públicos, desde os autocarros aos táxis e ao metro.
Os autocarros de dois andares são os autocarros mais vistos lá, apesar que também existem alguns de só um andar
.








Os táxis são muito giros, pequeninos e engraçados!






O metro é a verdadeira confusão! Depois de já ter andado no metro de Paris, Madrid e Barcelona, posso afirmar que o de Londres é de longe o mais confuso pois tem imensas linhas e a mesma linha pode ter dois destinos diferentes! Mas o que mais caracteriza o famoso underground é a expressão “Mind the Gap” que, para além de estar escrita no chão à entrada / saída do metro, é ouvida e repetida várias vezes em cada paragem: "Please mind the gap between the train and the platform”.









As célebres cabines telefónicas vermelhas eram encontradas em cada esquina da cidade.
 



Vimos os guardas da realeza na troca de guarda no Palácio de Buckingham, num verdadeiro desfile de uniformes e luxos da coroa real.




E para terminar, não nos podíamos esquecer dos esquilos tão fofos que podíamos encontrar em qualquer um dos muitos parques londrinos.




Assim termina este report da viagem a Londres, sobre 4 dias muito intensos e preenchidos, e que mesmo assim não foram suficientes para ver tudo o que Londres tem para oferecer!

2 comentários:

  1. Antes de mais, devo dizer que este post me fez transportar novamente até à Grã-Bretanha e recordar com saudade: a condução tão difícil (em particular, nas rotundas), os bonitos autocarros e cabines telefónicas de Londres, o complicado metro (realmente o de Paris é bem mais fácil)...ai como é bom recordar!
    (neste momento estou a postar e a recordar a França).

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta! Espero que esteja tudo bem ctg. É sempre um prazer ver-te por aqui :) Londres é sem dúvida uma cidade única e inesquecivel!

    ResponderEliminar

 
footer