sábado, 22 de setembro de 2012

Gerês - Parte I

Nestas férias de Verão, devido a vários motivos, não fomos para nenhum lugar em especial. Mas em Julho, decidimos tirar uns dias e comemorar o nosso aniversário de namoro / casamento num lugar especial.
O destino escolhido foi o Gerês por ser relativamente perto e porque ainda muito pouco conhecíamos deste sítio tão fascinante.
Depois de definidos os trajectos para os 3 dias, iniciamos a nossa road trip romântica :)
A primeira paragem foi em Vilarinho das Furnas, uma antiga aldeia, submersa desde 1971 pela barragem de Vilarinho das Furnas.

Quando desce o nível das águas é possível ver-se ainda as casas, os caminhos e os muros da antiga aldeia mas, não tivemos essa sorte pois a barragem estava cheiinha!

Já estava na hora do almoço e por isso seguimos para o restaurante “O Abocanhado”. Localizado na aldeia de Brufe, este restaurante é classificado de interesse para o turismo.

E quando lá chegamos percebemos porquê… O restaurante fica num terreno que se desenvolve em socalcos sobre o vale do rio Homem e nos oferece uma paisagem maravilhosa.

Para além da paisagem, também o serviço e as instalações são de alta qualidade.

E a comida divinal… Escolhemos costeleta de carne barrosã e o tibornada de bacalhau… Delicioso!

Depois deste manjar, seguimos viagem tendo como destino a fronteira de Portela do Homem. Para lá chegar existem duas opções, ou pela Mata da Albergaria ou pela estrada normal. Em ambas as opções é necessário pagar uma taxa de acesso no valor de 1,50€ por ser uma zona de reserva natural.
Optamos por atravessar a mata de albergaria mas sinceramente não achei nada de especial e os caminhos não são nada generosos para quem leva a viatura própria…

Neste trajecto podemos encontrar vários ribeiros, marcos milenares e muita vegetação.

Depois desta viagem atribulada fomos conhecer a Cascata de Portela do Homem (lindaaaaa!)  mas isso fica para o próximo post :)