domingo, 13 de janeiro de 2013

Paris - Parte I

Em 2012, apesar de termos viajado muito (principalmente em Portugal) e conhecido vários sítios novos, queríamos terminar o ano em grande, com mais uma viagem.  Paris já estava nas nossas prioridades há algum tempo e pensamos que seria interessante passar o ano na capital francesa.

Esta foi a terceira vez que fui a Paris e a primeira do Ricardo por isso, para mim, a emoção não foi a mesma mas foi um prazer fazer de guia turística :)
Como tenho família em Paris, ficamos em casa dos meus tios quase uma semana inteira e só tivemos de marcar os voos!
Por uma questão de horários, optámos por ir pela easyJet para o aeroporto Charles de Gaulle e voltamos pelo aeroporto Orly através da Transavia.



No primeiro dia chegamos a Paris ao inicio da tarde e fomos directos para a casa dos meus tios, de onde já não saímos :)
O segundo dia começou bem cedo e com a mesma rotina dos seguintes: apanhar o comboio em Argenteuil até Paris Sant Lazare e depois percorrer Paris de metro e a pé!



O nosso ponto de partida em Paris foi a Place de la Bastille, onde ficava a famosa prisão que foi tomada em 14 de Julho de 1789, um dos actos que deram inicio à Revolução Francesa.



O próximo destino foi o Hôtel de Ville, a câmara municipal de Paris, que fica num edifício lindíssimo.


Seguimos a pé até ao próximo destino: a Catedral Notre Dame. Apesar de eu já ter visitado a catedral, fazia questão de voltar a visitar com o Ricardo mas, quando lá chegámos começou a chover torrencialmente e tivemos de desistir da fila quilométrica!

  

Continuamos o nosso percurso a pé até à Sainte-Chapelle, famosa pelos seus vitrais interiores. Infelizmente a capela estava em restauração e pouco ou nada deu para ver. Valeu pela beleza do Palácio da Justiça, anexo à capela.



Logo em frente situa-se a Conciergerie,  a prisão considerada como a antessala da morte, durante a época da Revolução Francesa. A Rainha Maria Antonieta foi aprisionada na Conciergerie em 1793, saindo daí para morrer na guilhotina. 




E sempre a pé seguimos até à Pont des Arts, mesmo ao lado do Museu do Louvre.


Esta é a famosa ponte dos cadeados, onde os namorados colocam cadeados com os seus nomes e atiram a chave ao rio como prova do amor eterno.



O Museu do Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo e alberga a famosa obra Mona Lisa.



Na minha anterior viagem entrei no museu mas desta vez não tivemos interesse em visitá-lo. Limitamo-nos ao seu exterior onde a pirâmide de vidro é o centro das atracções.




2 comentários:

  1. Estou desejosa pela continuação. Bj grande

    ResponderEliminar
  2. Paris é uma das cidades que mais gosto e às quais é sempre um prazer voltar, pois há sempre algo mais para ver. Lembro-me que na primeira vez que lá estive foi um deslumbramento. Na altura ainda conseguia andar o dia todo e durante dias seguidos.Olhando para que lado fosse havia sempre algum edifício que me despertava a atenção e lá ia eu ver.Nada me escapava. Até os cemitérios visitei.
    De todas as vezes que se seguiram , quandfo aterrava dava-me a sensação de aquela ser a minha cidade, a minha casa, onde sempre tinha vivido (coisa que não era verdade).
    E foi lá que tive um acidente que me deixou sem andar algum tempo. Foi essa a única má recordação daquela cidade.
    Mas não foi, certamente,esta a última vez que lá estive.
    Por isso é sempre com muito agrado que vejo belos fotografias desta fabulosa cidade.
    beijos

    ResponderEliminar

 
footer