quinta-feira, 19 de agosto de 2010

México - Parte III

Na 3ª Feira acordamos cedinho (e já com o sol a brilhar!!!) para partir rumo a Chichen Itza, que ficava a cerca de 2h30 de distância. Esta excursão incluía a visita a Chichen Izta, o acesso ao cenote Ik kil, almoço e espectáculo de rodeio na Hacienda La Guadalupana e ida à cidade de Valladolid, uma das principais cidades da Península de Yucatán.
A expectativa da visita a Chichen Itza era enorme, não fosse esta uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Esta cidade arqueológica maia, que funcionou como centro político e económico da civilização maia, é constituída por: Pirâmide de Kukulkán (a principal atracção de Chicehn Itza), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros.
O acesso às escadas da Pirâmide de Kukulkán está interdito aos visitantes pois, noutros tempos, era possível subir até ao cimo da pirâmide e contemplar toda a cidade maia. As histórias sobre o que deu origem a esta interdição são várias, no entanto, o nosso guia afirmou-nos que esta decisão foi tomada após uma senhora ter caído nas escadas e ter vindo a falecer a caminho do hospital. Tal facto não me admira pois realmente as escadas são perigosíssimas! Admira-me sim que em tanto tempo, apenas uma senhora tenha caído e tenha vindo a falecer…. Mesmo que o acesso fosse permitido, eu acho que não subia!

Mas mesmo sem ir até ao topo da pirâmide, ficamos maravilhamos com este monumento, não só pela sua beleza exterior mas também pelo que simboliza. Para quem gosta de números, o nosso guia explicou que a sua arquitectura está relacionada com o calendário maia: a pirâmide tem 9 patamares divididos ao meio por uma escada de 91 degraus. Temos assim 9 patamares de cada lado da escada (9x2=18 que é o número de meses do calendário ritual). A pirâmide tem 4 faces que, multiplicadas pelo número de degraus dá 4x91=364. Se a este número somarmos o patamar superior, teremos 365, que é o número de dias do outro calendário dos Maias. Coincidências?

Pirâmide de Kukulkán

Um dos lados restaurados e outro dos lados degradados


E o mais interessante de tudo é que nos equinócios da Primavera e do Outono (por volta de 21 de Março e de 21 de Setembro) acontece um espectacular fenómeno solar. A sombra dos patamares projecta-se numa das laterais da escadaria e forma triângulos que fazem lembrar, à medida que o sol se movimenta, o corpo de uma serpente que se desloca até se unir à cabeça, que se encontra esculpida em pedra, na base das duas rampas que ladeiam a escadaria da fachada principal.

Cabeças de serpente


A serpente em Março parece subir (com o por do sol) e em Setembro parece descer (com o nascer do sol). Este espectáculo dura cerca de 20 minutos e atraí milhares de visitantes que esperam horas para assistir a este fenómeno.
Outra curiosidade é o facto de ao batermos palmas num dos lados da pirâmide, esse som entoar a toda a sua volta reproduzindo um som semelhança ao chilrear de um pássaro.


O termo Chac Mool designa um tipo de escultura que representa um homem deitado sustentando um prato sobre o ventre. O homem apresenta-se com os joelhos dobrados e a cabeça girada 90 graus para um lado. Foram encontradas exemplares destas esculturas em diferentes partes do México, principalmente em lugares como Tula e Chichén Itzá, onde existe um exemplar no cimo da Praça das Mil Colunas, também designada de Templo dos Guerreiros.
Também aqui é possível assistir a um fenómeno solar numa determinada altura do ano em que o sol pousa exactamente no prato que está em cima da estátua.

Praça das Mil Colunas

Templo de Chac Mool


O Campo de Jogos dos Prisioneiros era utilizado para o famoso Juego de Pelota onde as duas equipas jogavam à bola, apenas com a anca e os joelhos, e tentavam passar a bola pelo anel situado no topo de uma parede. Diz a lenda que o capitão da equipa vencida era decapitado, e tal é confirmado pelas figuras esculpidas na parede onde podemos ver os jogadores de ambas as equipas e o capitão de uma delas já sem cabeça.

Anel do Juego de Pelota

Figuras esculpidas

Em Chichen Itza existem várias tendinhas onde podemos comprar os tradicionais recuerdos do México e a um preço muito económico aliás, para portugueses ainda é mais barato pois os vendedores perguntavam-nos se éramos portugueses e quando dizíamos que sim, eles respondiam: portugués es más barato :)

2 comentários:

  1. Só portugueses ? D: e eu que sou Brasileira, não vale não ? kkk

    ResponderEliminar
  2. Essas pirâmides devem ser mesmo espetaculares! Imagino a sua altura pelo teu relato.

    ResponderEliminar

 
footer